Confira algumas dicas para evitar o desperdício e poluição da água

Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. Mesmo parecendo ser um recurso inesgotável, devemos nos atentar cada dia mais à importância de preservação desse recurso tão importante para o planeta e, por isso, a data foi criada com o objetivo de discutir temas relacionados à água, além de servir como alerta sobre a importância de sua preservação.

22 de março de 2021 às 00h00.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Fernando Augusto Pessotti, dá algumas recomendações procurando evitar o desperdício e poluição desse bem tão precioso. “São dicas simples que podem fazer toda a diferença”.
– Troque a mangueira pelo balde, 30 minutos com a mangueira desperdiçam 560 litros de água;
– Reutilize a água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal;
– Feche a torneira durante a escovação dos dentes;
– Feche o registro do chuveiro enquanto se ensaboa;
– Não jogue o óleo de cozinha na pia. Armazene o óleo em um recipiente e entregue a organizações que reutilizam o material;
– Não jogue lixo nos rios e encostas, pois isso gera poluição da água;
– Não despeje detritos diretamente em cursos d´água. A falta de saneamento básico não só polui a água e o solo, como também é responsável por uma série de doenças;
– Utilize produtos de limpeza biodegradáveis. Dessa forma, você evita que estes produtos agridam o meio ambiente.

Fernando completa pedindo para cada um fazer a sua parte. "Faça a sua parte na sua casa e você já contribuirá para bem estar do planeta. Lembre-se que água é um recurso natural de vital importância a todos os ecossistemas. Preservá-la é uma forma de garantir que ela não nos faltará no futuro”, informa o secretário.

Un-water
O tema água é tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) gerencia o Un-water, que é um mecanismo de interação que coordena os esforços de entidades da ONU e outras organizações internacionais que trabalham com questões ligadas à água e ao saneamento.

Neste ano o Un-water tem como tema a “Valorização da Água”, que segundo Fernando tem por objetivo ressaltar a importância de bem natural, abrangendo seus diferentes significados e especificando maneiras de utilização que podem beneficiar a vida do ser humano. “O principal objetivo é conscientizar que a água é um bem comum a todos e que precisamos valorizá-la e protegê-la”.