Já fui imunizado contra a Covid-19. E agora?

Imagem ilustrativa.

O sonho de todo mundo é receber a vacina contra o novo coranavírus para que a vida volte ao normal. Porém, mesmo sendo vacinado é importante que se dê continuidade às medidas de prevenção como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento e isolamento social.

Mas porque se já fui imunizado? O enfermeiro Lindomar Soprani, que atua no Centro de Referência para Covid-19 de João Neiva, informa que “o estudo mostrou que a eficácia do imunizante é em esquema de duas doses e com intervalo para que o organismo produza os anticorpos necessários e responda às expectativas da vacina contra o novo coronavírus. Também é necessário aguardar de 20 dias a um mês depois da segunda dose”.

Lindomar completa mencionando que nenhum dos imunizantes oferece 100% de proteção, pelo que as pessoas podem se infectar mesmo já estando vacinadas. “Mesmo recebendo as duas doses, de acordo com as informações que temos, a pessoa ainda pode contrair o vírus, tendo menos chances de ter sintomas graves, pois terão menos complicação viral”.

Ocorre que mesmo tendo sintomas leves a pessoa pode transmitir a Covid-19 para quem ainda não recebeu a vacina. “Quem ainda não se imunizou pode contrair o novo coronavírus e ter sintomas agressivos. Assim, é necessária que todos sejam vacinados antes que a vida volte ao normal”.

Sumaida Zuccolotto
Comunicação

Publicado em quinta-feira, 06 de maio de 2021

Atualizado em quinta-feira, 06 de maio de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES