Já fui imunizado contra a Covid-19. E agora?

Imagem ilustrativa.

O sonho de todo mundo é receber a vacina contra o novo coranavírus para que a vida volte ao normal. Porém, mesmo sendo vacinado é importante que se dê continuidade às medidas de prevenção como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento e isolamento social.

Mas porque se já fui imunizado? O enfermeiro Lindomar Soprani, que atua no Centro de Referência para Covid-19 de João Neiva, informa que “o estudo mostrou que a eficácia do imunizante é em esquema de duas doses e com intervalo para que o organismo produza os anticorpos necessários e responda às expectativas da vacina contra o novo coronavírus. Também é necessário aguardar de 20 dias a um mês depois da segunda dose”.

Lindomar completa mencionando que nenhum dos imunizantes oferece 100% de proteção, pelo que as pessoas podem se infectar mesmo já estando vacinadas. “Mesmo recebendo as duas doses, de acordo com as informações que temos, a pessoa ainda pode contrair o vírus, tendo menos chances de ter sintomas graves, pois terão menos complicação viral”.

Ocorre que mesmo tendo sintomas leves a pessoa pode transmitir a Covid-19 para quem ainda não recebeu a vacina. “Quem ainda não se imunizou pode contrair o novo coronavírus e ter sintomas agressivos. Assim, é necessária que todos sejam vacinados antes que a vida volte ao normal”.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em quinta-feira, 06 de maio de 2021