Doses de reforço contra a Covid-19 são aplicadas em João Neiva

Imagem ilustrativa.

Grupos específicos da população estão recebendo a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A dose de reforço está sendo aplicada em idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da área da saúde.

A terceira dose deve ser aplicada em idosos com mais de 60 anos após o período de cinco meses da segunda dose. “No caso dos imunossuprimidos, o intervalo entre a segunda e a terceira dose é de 28 dias e para os trabalhadores da saúde, seis meses após a segunda dose”, informa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes.

A dose de reforço é importante para esses grupos, pois são os mais vulneráveis à doença. Com a aplicação da terceira dose, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, quer evitar a ocorrência maior de casos mais graves da doença.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde os critérios para  imunossupressão são os seguintes: Imunodeficiência grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoides em doses; uso de drogas; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias  crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).

Importante lembrar que mesmo após tomar a vacina, ainda é necessário tomar as medidas preventivas necessárias para a doença: usar máscara, higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social. “Essas medidas sanitárias são essenciais enquanto o controle da doença não for alcançado de forma definitiva por meio da vacinação da maior parte da população”, salienta Beatriz.

Quem tem direito a dose de reforço?

- Idosos acima de 60 anos: Após 05 meses da aplicação da 2ª dose.

- Imunossuprimidos: Após 28 dias após a aplicação da 2ª dose.

- Trabalhadores de saúde: Após 6 meses da aplicação da 2ª dose.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 07 de outubro de 2021