Outubro Rosa: Hábitos de vida podem influenciar no surgimento do câncer de mama

Imagem ilustrativa.

Este é o mês especial de atenção à saúde da mulher. O Outubro Rosa enfatiza a importância dos cuidados com a saúde, principalmente a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A mamografia e o preventivo são essenciais para o diagnóstico precoce da doença.

E quantos aos hábitos de vida? Será que eles influenciam no aparecimento do câncer de mama? A doença se dá por inúmeros fatores, que podem ser genéticos, hereditários, comportamentais ou relacionados a questões hormonais. Os únicos fatores sobre os quais a mulher pode fazer algo a respeito são os comportamentais ou até os hormonais.

Os riscos de ter câncer de mama aumentam para pessoas que consomem bebidas alcoólicas, fumam, são obesas ou com sobrepeso, utilizam com frequência raios X, são sedentárias e que não possuem uma alimentação saudável. Não só contra o câncer de mama, mas para a saúde como um todo, essas duas atitudes são essenciais. De acordo com o Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos podem reduzir em até 28% o risco do câncer de mama.

Fatores hormonais também podem aumentar a chance de ter a doença. Mulheres que fazem uso de contraceptivos, de reposição hormonal, que tiveram gravidez após os 30 anos, devem manter na agenda consultas periódicas ao ginecologista.

A coordenadora de Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de João Neiva Fátima de Jesus, destaca a importância da prevenção ao câncer de mama: “Além da alimentação e das visitas frequentes ao médico, é importante que a mulher faça o autoexame da mama. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e sucesso no tratamento. Por isso a importância de a própria mulher fazer o autoexame e estar atenta a qualquer mudança nas mamas, procurando um médico imediatamente caso note algo diferente”.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 14 de outubro de 2021