
No último dia 12 (sexta-feira) a Associação Pestalozzi de João Neiva reinaugurou a sala de fisioterapia da instituição, cuja reforma e ampliação foi realizada com recursos próprios da entidade e contou com a doação de equipamentos viabilizada pelo Deputado Erick Musso e o repasse de recurso para contratação de profissionais pela Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa). Com a reforma a nova sala de fisioterapia ficou maior e melhor, beneficiando todos os alunos da associação.
Segundo a presidente da instituição Maria Melânia Ruy Tolomei de Araújo, com uma estrutura maior “conseguimos dar mais mobilidade ao trabalho e com a maior variedade de aparelhos podemos desenvolver mais exercícios e proporcionar o uso do que há de mais moderno na fisioterapia, propiciando mais qualidade ao trabalho realizado junto aos nossos usuários”.
Na oportunidade a prefeitura firmou com a Pestalozzi Termo de Fomento com vigência de 12 meses. O novo Termo garante o repasse de recursos à instituição e será destinado à contratação de profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional para pessoas com deficiência.
Além disso, o contrato também prevê o recurso para disponibilização de psicólogo e fonoaudiólogo para prestarem atendimento aos alunos da instituição. “Com esse recurso a instituição poderá melhor atender aos alunos através do suporte técnico multiprofissional, visando um avanço na qualidade dos atendimentos e a inclusão social das pessoas com deficiência”, destaca o prefeito Paulo Sérgio Micula.
O fomento também viabilizará que seja ofertado atendimento clínico à pessoa com deficiência, promovendo as potencialidades dos alunos e lhes dando independência e melhoria da qualidade de vida.
Além desse novo Termo a Prefeitura de João Neiva possui outros dois firmados com a entidade, sendo um referente ao Serviço de Fortalecimento de Vínculos com os alunos de todas as idades e o outro referente a todos os serviços oferecidos pela entidade com crianças e adolescentes.
A Associação Pestalozzi de João Neiva atende atualmente 102 pessoas, sem limite de faixa etária e com diferentes deficiências, oferecendo vários atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, estimulação precoce e continuada e a iniciar terapia ocupacional.
Os usuários podem participar também das oficinas de: artes, informática, culinária, música, dança e capoeira, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos incluídos no ensino regular no contra turno.



