Encontrou um escorpião dentro de casa? Saiba o que fazer

19 de novembro de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

De janeiro a novembro deste ano foram notificadas 21 picadas de escorpiões em João Neiva. A maioria delas aconteceu em área rural, mas quem mora na área urbana não está livre da visita desse temido artrópode, parente das aranhas.

O tipo de escorpião mais comum no município é o amarelo. Ele mede geralmente sete centímetros de comprimento e apresenta manchas escuras em suas partes superiores e cauda.  Em clima mais quente e úmido, o escorpião se prolifera com mais facilidade, portanto os cuidados devem ser redobrados com a chegada do verão”, destacou o médico veterinário da Vigilância em Saúde Farlen Bebber Miranda.

O escorpião amarelo é conhecido por ser o mais perigoso, sendo sua picada acompanhada de dor e dormência ao redor do local agredido, além de náuseas, vômitos, suor e alteração dos batimentos cardíacos, alteração da pressão, sonolência ou agitação.

Para evitar a visita indesejada do escorpião amarelo em casa é necessário alguns hábitos simples: Manter quintais limpos, pois entulhos e lixo oferecem esconderijos para escorpiões; evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas; nunca matar corujas, sapos ou gambás, pois, além de ser crime ambiental, esses animais são predadores dos escorpiões; inspecionar roupas e calçados antes de usá-los; fazer controle de baratas nas casas, pois a barata é um dos principais alimentos para os escorpiões em ambiente doméstico.

O que fazer se eu for picado por um escorpião?

Quando alguém é picado por escorpião, deve lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente, tendo em vista a potencial ameaça que podem causar. As consequências mais graves podem ocorrer em crianças e idosos.

Como é feito o combate ao escorpião pela Vigilância Ambiental do município?

O controle ao escorpião é feito com busca ativa por parte da equipe de Vigilância Ambiental. A utilização de venenos não é eficaz, pois o animal possui a capacidade de fechar as vias respiratórias para se proteger e se torna mais agressivo por se sentir ameaçado.

O que fazer se encontrar um escorpião em casa?

Quando avistar o escorpião em sua residência, é necessário comunicar o fato à Vigilância Ambiental do município. O técnico fará capturas com roupas adequadas e botas, usando uma pinça longa para capturar o animal.

O avistamento de escorpiões nos arredores e interior das residências deve ser comunicado para a Vigilância Ambiental no telefone: (27) 99575-9013.

Acidentes com outros animais peçonhentos também ocorreram em João Neiva, mas em número bem menor. Confira abaixo:

- Picada por marimbondo: 1 notificação;

- Picada por cobra jararaca: 1 notificação;

- Picada por abelha: 1 notificação;

- Picada por aranha: 2 notificações;

- Picada por cobra desconhecida: 2 notificações;

- Picada por escorpião: 21 notificações.