Conheça a linda história de dona Rosangela, uma mulher guerreira e trabalhadora que decidiu empreender

Seu armazém se chama “Mercearia União”, que tem grande significado para ela.

Hoje (19) comemoramos o “Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino”, e para celebrar essa data a Prefeitura de João Neiva foi conhecer a história de Rosângela Nascimento Silvestre, de 54 anos, que tem o próprio negócio construído com muita luta e suor e do qual tem tanto orgulho.

Nascida em Linhares, Rosângela veio para João Neiva há 14 anos. Uma mulher de garra, lutadora e que não desanima tão fácil. Ela merece todo o recolhimento, pois com seu trabalho conseguiu montar, há três meses, uma pequena, mas muito agradável mercearia no bairro Cristal. “Quando cheguei de Linhares, morei em Santo Afonso. Há três meses estou em Cristal, porque abri a venda aqui. Não abri em Santo Afonso, porque lá já tem duas”.

Rosângela, sempre muito esforçada e trabalhadora, já vendeu picolé e água de coco na sede de João Neiva, mas desistiu, pois, era muito sofrido e cansativo, além disso ela já trabalhou colhendo e desbrotando café. “Também fazia, e ainda faço comida, crochê, vestidinho e sapatinho de criança em casa para vender. O meu ponto da água de coco ainda está lá. Quero colocar alguém para trabalhar pra mim. No café tenho que vê se dará para continuar, por causa do armazém”, conta.

Com o nome de “Mercearia União”, que para ela significa paz e amor, além de ser forte e atraente, comercializa desde fralda até carne de sol. O estabelecimento, que também possui Microempreendedor Individual (MEI), foi montado na garagem da casa onde reside. “Aqui a gente vende de tudo e graças a Deus o movimento não para. Abro às 5h30 e fecho mais ou menos às 20h, mas mesmo com a vendinha fechada as pessoas sempre pedem alguma coisa”.

Mãe de 10 filhos e avó de 26 netos, Rosângela também começou a vender na semana passada churrasquinho no bairro onde mora. “Como meu neto Rauan e minha filha Sabrina me ajudam na mercearia consegui abrir o churrasquinho. Lá eu funciono na quinta, sexta e sábado, de 15 às 20h”.

Ela diz que o processo para conseguir o próprio empreendimento foi de muita luta, trabalho e sacrifício. “Desde o ano passado, quando vendia água de coco no meio da rua eu já pensava em abrir um armazém para mim. Aí eu fui trabalhando nas roças, vendendo minhas coisinhas em casa e juntando um pouquinho aqui, juntando um pouquinho ali, aí surgiu a oportunidade para mim e como a ideia já estava projetada eu botei minha ideia para funcionar e graças a Deus já tem três meses”.

Rosângela em atendimento.

Sumaida Zuccolotto