Aposentado dá exemplo e mostra que não tem idade para se preocupar com o meio ambiente

Resíduos orgânicos na composteira.

A preocupação com o meio ambiente não tem idade. O seu Alair Vescovi, de 76 anos, faz a coleta seletiva e a compostagem de material orgânico há cinco anos. Morador de Vila Nova de Cima, seu Alair começou a se preocupar com o assunto quando viu notícias na mídia sobre as consequências desastrosas do lixo para o meio ambiente.

Na casa de seu Alair tem duas lixeiras: uma destinada para o lixo seco e outra para o lixo úmido. O lixo seco, como plásticos vidros, alumínio, entre outros, é separado para a coleta seletiva.

Nas mãos de seu Alair, o lixo úmido se torna compostagem, uma matéria orgânica rica em nutrientes, sem adubo químico, que ele usa como fertilizante natural para a horta. O processo de transformação do resíduo orgânico para compostagem dura em torno de 90 dias. Assim como o resíduo seco, o lixo orgânico também pode ser fonte de renda para muitas famílias, pois pode ser comercializado como adubo.

Seu Alair tem um conselho para dar aos mais jovens sobre o meio ambiente: “A Terra é nosso único lar, vamos cuidar bem dele. Uma sacola que você joga na rua entope galerias de drenagem, vai para o rio, que desemboca no mar e causa a morte de muitos animais e a poluição das águas. Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos, é uma missão que não tem folga, tem que se preocupar com o planeta todos os dias”.

Achou legal o trabalho de compostagem de seu Alair? Quem quiser aprender como se faz é só agendar com ele. Seu Alair terá a maior satisfação em receber a sua visita verde!

Conheça o passo a passo da compostagem:
1 – Prepare uma composteira, que pode ser feita com tambores, de madeira ou baldes. Deixe-a em um ambiente bem ventilado, pois as bactérias precisam de oxigênio para agir nesse processo;
2 – Cubra o fundo da composteira com terra seca. Depois, coloque os resíduos orgânicos que serão decompostos no processo. Resíduos que podem ser usados: frutas, verduras, legumes e suas cascas, borra e filtro de café, cascas de ovos, sementes e grãos;
3  Depois disso, feche a tampa da composteira e revire o material sempre que colocar novos resíduos dentro dela. O processo de compostagem dura em torno de 90 dias. Após esse período, o produto pode ser usado como adubo orgânico.

Priscila Moreschi

Publicado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021