
A Prefeitura de João Neiva inicia nesta semana a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para o público que recebeu a dose única da Janssen.
As pessoas que tomaram a vacina da Janssen receberão a dose de reforço do imunizante da Pfizer. Basta procurar as Unidades Básicas de Saúde do município ou a Sala de Vacina, que fica no bairro Gadioli, levando a Carteira de Vacinação, Cartão do SUS, CPF e carteira de identidade.
A dose de reforço é recomendada para pessoas de 18 a 59 anos e que já tomaram a vacina da Janssen há pelo menos quatro meses. Pessoas com mais de 60 anos e que também tomaram o imunizante Janssen devem receber a dose de reforço após três meses de intervalo. Já para os imunossuprimidos o prazo é um pouco mais curto, sendo de 28 dias.
“De acordo com as orientações repassadas pelo Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação com a Pfizer para quem tomou a dose única da Janssen valerá como dose de reforço, mas caso as recomendações se alterem poderemos aplicar uma terceira dose para este público mais para frente”, afirmou o coordenador do setor de Imunização da Semsa Lindomar Soprani.
O Ministério da Saúde anunciou em novembro a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos. A decisão partiu após a constatação da maior incidência de casos da doença nos últimos meses, o surgimento de novas variantes e o indício de que a vacinação, apesar de segura, pode perder parte do seu poder de imunização com o passar do tempo.
Quem pode tomar a dose de reforço?
- Pessoas com mais de 18 anos e que já completaram o intervalo de cinco meses de vacina com a dose única da Janssen;
- Pessoas com mais de 60 anos ou imunossuprimidos que já completaram o período de três meses de vacina com a dose única da Janssen;
O que levar para se vacinar?
- Carteira de vacinação, Cartão do SUS, CPF e documento de identidade;
Por que o termo “dose de reforço” e não “segunda dose?
- A aplicação da segunda dose para quem tomou a vacina da Janssen é considerada como dose de reforço porque o imunizante foi classificado como de dose única.