Cultura faz programação especial em homenagem ao Dia do Compositor

O evento será transmitido no facebook da Semuc.

O Dia Mundial do Compositor é neste sábado, 15 de janeiro, e para celebrar a data a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc) da Prefeitura de João Neiva está com uma programação especial. Vários compositores da cidade vão apresentar suas obras e o evento será transmitido no facebook da secretaria. O encontro será no Instituto Preservarte.

O gestor de projetos da Semuc Arlen Fabiano Reali classifica João Neiva como um celeiro de compositores: “João Neiva tem um histórico de compositores tanto no passado como na atualidade, por isso, a importância de celebrar o 15 de janeiro”.

“Essa é mais uma data que iremos destacar no calendário da cultura. Faremos outras atividades no decorrer do ano que destaque a relevância da música, arte e outras manifestações culturais”, afirma o secretário da Semuc João Augusto Selvatici Sarcinelli.

Clique aqui para acessar a página do facebook.

João Neiva, terra de compositores

A cidade tem tradição com vários nomes de destaque. Francisco Velasco é compositor de vários sambas enredo que deram ritmo e alegria ao sambódromo de Vitória. Velasco também compôs o Hino do município com a emancipação em 1988.

Ele é parceiro musical de um dos grandes nomes da música joãoneivense, Claudio Lyra, que traz em suas composições a obra prima “Verde Esperança”, um apelo à proteção ambiental.

O saudoso Irineu Lyra nos deixou como herança musical a bela canção “Sara”, que ficou registrada no CD “João Neiva ao Vivo”, de 1999.

A geração atual também conta com nomes de relevância para a composição: Celso Correa que homenageia a cidade em suas letras, John Santos, Romido Bonfim, Tuty Vieira, Arlen Reali, Dório da dupla Dório e Gabriel, e muitos outros nomes que estão sempre surgindo em meio a musicalidade que já é tradição em João Neiva.

O Dia Mundial do Compositor, iniciou no México, em 1945, e começou a ser celebrado no mundo em 1983.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 13 de janeiro de 2022