
Com os recentes casos notificados de meningite no Espírito Santo, a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), intensifica o alerta para que a população mantenha o calendário da vacina Meningocócica C em dia, principalmente para as crianças.
O imunizante faz parte do calendário vacinal e encontra disponibilizada para os seguintes grupos: crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.
Para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), autorizou a vacinação de crianças e adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com o imunizante da meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação nesta faixa etária.
“A única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”, afirma o enfermeiro Lindomar Soprani da Semsa.
A vacinação é a única maneira de aumentar a proteção contra a meningite, evitando a ocorrência de casos graves da doença, hospitalizações, sequelas e mortes.