Dia Mundial da Água: saiba como preservar esse líquido tão essencial à vida

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
Texto  Sumaida Zuccolotto
22 de março de 2022 às 00h00.

Nesta terça (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, visa lembrar sobre a importância da água para a vida humana e as formas de proteção a esse líquido tão precioso.

“A vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência”, destaca o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felício.

Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

E você, sabe como economizar água em casa? Anote aí:

- Desligue a torneira ao escovar os dentes;

- Ensaboe todas as louças de uma só vez;

- Limite o uso da máquina de lavar;

- Reaproveite a água da máquina de lavar;

- Não lave calçadas com mangueira;

- Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento;

- Verifique e corrija quaisquer vazamentos.