Veja como captar água da chuva e economizar na conta

A captação de água pode ser utilizada para molhar os jardins, por exemplo

Você sabia que com a instalação de um sistema simples de captação de água pluvial é possível reduzir a conta de energia e ainda ajudar o meio ambiente? Com dois galões, um cano e uma furadeira, dá para instalar um sistema caseiro em uma tarde.

A ideia foi criada em 2015 pelo biólogo Eduardo Panachão, de Londrina, no norte do Paraná, e pode ser implementado em qualquer área residencial.

Com o sistema caseiro, é possível captar 1.200 litros de água nos períodos mais chuvosos.  A água da chuva pode ser utilizada para molhar jardins, descargas de vasos sanitários e limpeza da casa, por exemplo.

De acordo com engenheiro ambiental Thales Felício, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), a implantação do sistema é rápido e fácil e pode ser levado para as residências de João Neiva: “Qualquer pessoa pode implementar o sistema em casa, o importante é captar a água da calha para os reservatórios. Com a utilização da água da chuva, é possível até mesmo pagar apenas a taxa mínima de consumo de água dependendo da economia”, destacou.

O sistema consiste no acoplamento na ligação de tubulação nas calhas, direcionando a água captada para um sistema constituído por um filtro, um sistema de descarte e um reservatório de água. O filtro é usado para remover as impurezas maiores como folhas, galhos e demais materiais arrastados da calha pela água. O sistema de descarte serve para remover as sujeiras mais finas, geralmente poeira do telhado que é arrastada principalmente com as primeiras chuvas. O reservatório de água é tampado e pode ser higienizado periodicamente.

Reaproveitamento também é saída para diminuir consumo de água – Se captar água da chuva é uma solução para economizar, o reaproveitamento também pode ser uma medida bastante eficaz para diminuir o consumo de recursos hídricos. Na verdade, as duas propostas se complementam. É possível captar água da chuva e também fazer o reaproveitamento, principalmente da água utilizada na máquina de lavar. É possível usar a água do enxague para lavar banheiros e limpar a casa. Economia garantida e o meio ambiente agradece!

Diminuir o consumo de recursos hídricos é fundamental, pois apesar de 70% da superfície do planeta ser composta por água, apenas 2,5% é composta por água doce.

Priscila Moreschi
Comunicação

Publicado em terça-feira, 12 de abril de 2022

Atualizado em quarta-feira, 13 de abril de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES