Usuários do CAPS participam de oficinas

O trabalho manual é terapêutico e ajuda os pacientes na medida em que diminui a ansiedade, aumenta o foco e a disciplina.

Colagem, pintura e música. Essas são algumas das oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Neiva para os pacientes cadastrados.

Com uma rotina diária, os pacientes participam das oficinas no período da manhã. Tomam café e almoçam também. Agora a turma se prepara para confeccionar os enfeites de festa junina.

A oficineira do CAPS Sandra Teófilo Veiga explica que o trabalho manual é terapêutico e ajuda os pacientes na medida em que diminui a ansiedade, aumenta o foco e a disciplina: “Ter uma rotina de tarefas e se dedicar a algo fortalece a saúde mental. Os pacientes também fazem amizades e interagem uns com os outros durante os trabalhos, o que auxilia no tratamento. As oficinas terapêuticas são espaços de interação e socialização que visam à inserção do usuário em um espaço social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências”.

De acordo com a coordenadora do CAPS Sandra Delaria Ramos, as oficinas são destinadas para os pacientes intensivos: “Os atendidos pelo CAPS passam por consulta com psicóloga e assistente social e após isso são convidados para participar das oficinas”.

CAPS  - Durante todo o ano, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Neiva oferece atendimento à população realizando acolhimento e triagem multiprofissional, além de consultas com médico especialista em saúde mental, e ainda, oferece acompanhamento psicológico e visitas domiciliares. Além dos médicos e psicólogos, a equipe do CAPS é composta por enfermeiros e assistentes sociais.

A procura maior é de adolescentes e adultos com sintomas de ansiedade, depressão e dependência química, principalmente de álcool.

Mente sã, corpo são  -  A coordenadora do CAPS destaca que alguns hábitos podem auxiliar a manter uma mente sadia. Mesmo com a correria do dia a dia, tire um tempo para cuidar de você, fazer o que gosta. Alimente-se bem e faça atividades físicas, esses dois hábitos são fundamentais para ter uma mente sadia. Ter uma atitude positiva e resiliente diante da vida e das adversidades também são fatores decisivos para manter uma boa saúde mental.

Priscila Moreschi
Comunicação

Publicado em segunda-feira, 18 de abril de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES