I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres acontece nesta quarta (11)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de João Neiva promove nesta quarta-feira (11), a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que será realizada na Câmara Municipal, de 8h às 16 horas. Para participar, é necessário fazer a inscrição até amanhã, às 10 horas, na recepção do evento.

A Conferência é voltada para as mulheres, mas os homens também podem participar. Serão trabalhados vários eixos de discussão durante o evento. Ao final da Conferência, será emitido Certificado de Participação.

No evento, serão debatidos a participação das mulheres, controle social, o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e uma análise sobre os desafios da mulher no município de João Neiva.

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher, Karine da Silva Alvim, a I Conferência tem um significado muito importante: “É a primeira vez que João Neiva promove um evento com esse porte para falar sobre as demandas específicas das mulheres. É uma oportunidade de tornar as ações para as mulheres mais assertivas, atuantes e de formular estratégias para o empoderamento do público feminino. ”

A secretária do Conselho Municipal da Mulher, Brenda de Oliveira Souza, destaca que um dos temas abordados será a empregabilidade: “Uma das formas de diminuir a violência contra a mulher é acabar com a vulnerabilidade financeira dela. Por isso, políticas públicas voltadas para a empregabilidade e a geração de renda das mulheres é um dos eixos fundamentais. ”

A I Conferência das Mulheres é uma organização do Conselho das Mulheres, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtades) e conta com o apoio de organizações não-governamentais que fazem parte do Conselho, como o Amigos da Justiça, Instituto Preservarte e Projeto Crubixá JHJ.

Eixos da  I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres:

I - Análise da Realidade Brasileira e Capixaba: Social, Econômica, Política e Cultural.  Os Desafios para a Construção da Igualdade efetiva;

II - Definição de Prioridades de Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres;

III - Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres;

IV- Participação das Mulheres nos Espaços de Poder: no Poder Público, na Iniciativa Privada, nos Movimentos Sociais e nos Processos Eleitorais.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 10 de maio de 2022