“Reciclagem em Ação” promove a coleta seletiva por meio de várias atividades nesta sexta (13)

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
11 de maio de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), promove nesta sexta-feira (13), o “Reciclagem em Ação”. O evento será na Pracinha da Igreja Matriz, das 17h30 às 20 horas.

Durante o evento, a população poderá participar de várias atividades voltadas à promoção da sustentabilidade. Basta trazer os resíduos recicláveis de casa para participar de oficinas de pintura de ecobags, personalizando sua própria ecobag para levar para casa, receber mudas de plantas e o pula-pula para a criançada.

E o mais importante: Informação. A equipe da Semades vai trazer muitas informações e curiosidades sobre a reciclagem e a coleta seletiva. “O conhecimento é a melhor ferramenta para aumentarmos a mobilização da sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos em nossa cidade”, destaca o engenheiro ambiental da Semades Thales Felício.

O evento “Reciclagem em Ação” é uma comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17 de maio.

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma – Quando Lavoisier eternizou essa célebre frase no século XVIII sobre as reações físico-químicas do mundo natural, o Pai da Química moderna nem sonhava que a sociedade a partir do século XX entulharia o planeta com plásticos e outros resíduos, que por muito tempo, foram considerados “lixos”.

Com a gritante questão ambiental soando aos nossos ouvidos, a visão sobre esses materiais mudou radicalmente. Plásticos, alumínios, vidros, seguem a famosa frase postulada por Lavoisier, e pela mágica da reciclagem, podem se transformar em novos produtos úteis à sociedade.

Participe da coleta seletiva! Separe latas de alumínio, plásticos, isopores, papéis e vidros e descarte esses materiais como produtos recicláveis. Confira aqui os dias e horários do caminhão da coleta seletiva em sua rua e faça a sua parte para proteger o meio ambiente.