
Mesmo com a abertura das atividades e a liberação do uso de máscaras, todo cuidado é pouco quando se trata da Covid-19. A pandemia não acabou. Parece uma frase clichê, mas na verdade é um alerta para todos.
A vacinação em massa trouxe certa tranquilidade às autoridades de saúde, governantes e a população em geral. E ela passou por uma prova de fogo em janeiro com a chegada da variante ômicron. Com o aumento expressivo de casos de Covid-19 no início deste ano e o baixo índice de hospitalizados, ficou comprovada como a imunização fez a diferença.
Agora o mundo vê com apreensão uma nova onda de Covid-19 na Ásia e que pode chegar novamente aqui. Por isso, é importante se manter blindado e protegido do inimigo invisível que já tirou a vida de mais de 600 mil pessoas no Brasil: o coronavírus.
Se você ainda não tomou todas as doses da vacina da Covid-19, não perca mais tempo e procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. A vacina é gratuita, segura e eficiente contra o vírus. Ela não vai te impedir de pegar a doença, mas pode evitar hospitalizações e casos graves que podem evoluir para óbito.
Estar com a vacinação em dia também é um sinal de cidadania e senso de coletividade. A imunização só é realmente eficiente e cumpre o seu papel de forma plena, se todos se vacinarem. A vacina não é remédio, é uma forma de prevenção e proteção para doenças contagiosas.
Vacinação D3 para adultos e de crianças está abaixo da média - Apesar da maioria da população estar vacinada em João Neiva, os índices de vacinação precisam melhorar para dois grupos: Crianças (D1), que está em 70,16 %, e a dose de reforço para adultos (D3), 65,09%. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal.
Sinais da Covid-19 - Os sintomas podem variar bastante, mas na maioria dos casos os pacientes relatam cansaço crônico, inflamação na garganta, febre e perda do olfato. Ao perceber quaisquer desses sintomas, procure ajuda médica e siga todas as orientações repassadas pelo profissional.
“A proliferação do coronavírus está ligada intimamente ao comportamento humano. Tome todas as doses da vacina da Covid-19, mantenha as mãos higienizadas e sempre se informe pelos canais de comunicação oficiais, evitando a desinformação e as fake news”, destaca o secretário municipal de Saúde Dirceu Antônio Gripa.