Palestra alerta sobre os vários tipos de violência sofrida pelos idosos

Há seis tipos de violência contra as pessoas idosas.

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Instituto Preservarte, em parceria com a Prefeitura de João Neiva e a Vale, realiza uma palestra voltada para os idosos da cidade. O evento será na quarta-feira (15), às 9 horas, na Câmara Municipal, e faz parte das ações do Junho Roxo, mês de campanha contra a violência às pessoas idosas.

O palestrante será o delegado Leandro Sperandio, que abordará os vários tipos de violência enfrentados pelos idosos.  Todas as pessoas com 60 anos ou mais estão convidadas para participar deste evento. Será um momento importante, com informações relevantes para essa faixa etária”, destaca a presidente do Instituto Preservarte Ana Carmem Casara.

“Os idosos estão suscetíveis a muitos tipos de violência. Às vezes, eles nem sabem que estão sendo vítimas de atos abusivos, pois os atos são cometidos na maioria das vezes pelos filhos, sobrinhos, netos e outros parentes”, destaca a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades) Eni Martins.

Há seis tipos de violência contra as pessoas idosas: violência física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, negligência, abuso financeiro e discriminação.

Ao saber de casos de violações de direitos das pessoas idosas, além dos canais nacionais mantidos pelo Governo Federal como o Disque 100, Disque 181, aplicativo Direitos Humanos, Telegram Direitos Humanos Brasil e pelo aplicativo da ouvidoria do Ministério Público, você pode fazer denúncias na Delegacia de João Neiva; na Gerência de Direitos Humanos do município e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Priscila Moreschi
Comunicação

Publicado em quarta-feira, 08 de junho de 2022

Atualizado em quarta-feira, 08 de junho de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES