Reutilizar produtos: criatividade e reaproveitamento são aliados do meio ambiente

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
14 de junho de 2022 às 00h00.

A reutilização é uma das formas mais eficientes de preservação ambiental. Por meio dela, é possível diminuir o consumo de matéria-prima, energia e água na produção de novos materiais. Reutilizar nada mais é que aumentar o tempo de vida de determinado produto, evitando o descarte impróprio.

A prosperidade que a sociedade moderna alcançou levou ao consumo excessivo de materiais, principalmente plásticos, que para gerações passadas soaria como algo inimaginável: “A nossa sociedade de consumo produziu uma quantidade imensa de embalagens de diversos tipos que são descartadas diariamente muitas vezes sem critérios, poluindo o meio ambiente. E detalhe: esses produtos podem levar centenas de anos para se decompor”, destaca o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felicio.

A reciclagem de materiais é fundamental. Mas prolongar o uso de materiais ainda é uma das melhores soluções ao meio ambiente. A coleta seletiva é uma maneira eficiente de gerir resíduos sólidos, mas ainda causa impactos no processo de logística e de transformação dos materiais no processo de reciclagem. Por isso, entre na onda verde e comece agora mesmo a reutilizar.

Criatividade, geração de renda e preservação ambiental - Nada de jogar potes de plástico, vidros e outras embalagens fora. Analise de que forma você ainda pode utilizar esses produtos no dia a dia. Reutilize potes de vidro e de plástico para guardar comida na geladeira, condimentos, ornamentações, etc...

Além de preservar o meio ambiente, você pode aflorar toda a sua criatividade por meio da reutilização. Transforme um pote de vidro ou de plástico sem graça e que iria para o lixo em um lindo recipiente. Quer saber como? Olha aí no youtube: