Saúde implementa sistema eletrônico de informações

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de João Neiva está implantando o sistema eletrônico de informações. Além da sede da secretaria, o gerenciamento eletrônico abrange todas as Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal, Almoxarifado, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CREF Neiva e Vigilâncias.

Para a implantação do sistema, os servidores participaram de uma capacitação para conhecer o gerenciamento eletrônico de informações.

Com a implantação do sistema eletrônico, as informações dos pacientes e de seus prontuários serão visualizadas em tempo real, em um banco de dados digital, não sendo necessário procurar as informações de forma manual, em papéis e documentos impressos.

De acordo com a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família Fátima de Jesus, as vantagens do sistema eletrônico são inúmeras: “O gerenciamento eletrônico permite uma maior integração entre os setores e as unidades de saúde, reduz a utilização de papel, proporciona maior agilidade na liberação de consultas e exames via sistema e otimização na utilização dos recursos públicos. ”

O sistema eletrônico vai facilitar o trabalho dos servidores e agilizar o atendimento aos cidadãos. O agente de saúde, por exemplo, realiza as visitas nas casas anotando as informações em uma prancheta, no papel. Depois, o profissional precisa digitar as informações catalogadas de forma manual para o sistema de informações no sistema MV, a plataforma digital implantada pelo município. Com a digitalização do trabalho, as informações serão enviadas em tempo real.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 28 de junho de 2022