I Festival Rota dos Queijos reúne mais de 15 mil pessoas em João Neiva

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
26 de julho de 2022 às 00h00.

Muitos turistas prestigiaram o festival

Em quatro dias de evento, o I Festival Rota dos Queijos de João Neiva reuniu mais de 15 mil pessoas e gerou impactos positivos na economia da cidade.

De acordo com informações do Instituto Panela de Barro, foram mais de R$ 450 mil em vendas diretas no festival e R$ 3,5 milhões de vendas indiretas na cidade nas áreas de alimentação, gastronomia, serviços e moda.

O vice-presidente da CDL, Edmar Viana, destaca os efeitos do festival para a economia da cidade: “Os hotéis estavam todos lotados e percebemos uma movimentação maior de pessoas no comércio local”.

A área turística também foi beneficiada, com passeios ecológicos ao Monte Negro e ao estonteante Jequitibá Rosa, o maior do Brasil e com 800 anos de idade.

E o nosso cantinho preferido e amado de João Neiva também não ficou de fora dos efeitos do festival. Demétrio Ribeiro recebeu turistas de diversos locais. Muitos se hospedaram no Casarão de Violinos.

“O Festival Rota dos Queijos impactou positivamente o Casarão dos Violinos, aumentou a visualização do Instagram e a procura por hospedagem. Acredito também nos impactos de médio e longo prazo na qualidade dos empreendimentos relacionados à alimentação aqui em João Neiva, pois a presença dos Chefs renomados vai despertar no público o gosto por uma gastronomia mais requintada. Que venham as próximas edições”, pontua Estela Casara, proprietária do Casarão de Violinos.

“O distrito ficou bem movimentado, com várias pessoas de fora conhecendo os pontos turísticos”, destaca Nailson Gasparini, presidente da Associação de Moradores de Demétrio Ribeiro.

“A receptividade do público ao evento e o empenho de vários parceiros, entre queijarias, agroindústria, comércio, hotelaria, a Prefeitura de João Neiva, e outros setores, foram fundamentais para o sucesso do evento. Agora é preparar a 2ª edição do festival para 2023”, destaca Eduardo Destefani, do Instituto Panela de Barro.

O prefeito Micula destaca a importância do evento:  “João Neiva possui grande potencial turístico e uma das metas do nosso governo é fomentar a área cultural e turística da cidade, movimentando a economia, e com isso, gerar emprego e renda. Podemos tornar o nosso município um lugar cada vez mais conhecido e visitado, pois temos belezas naturais e um povo trabalhador e empenhado que constrói essa cidade e a melhora a cada dia junto com a nossa gestão”.

O secretário de Cultura, Turismo e Lazer do município João Augusto Selvatici Sarcinelli pontua o sucesso do festival: “Tivemos um público expressivo nos quatro dias de festival que se encantou com as atrações do festival, comida de qualidade, bebidas para todos os gostos e muita música boa”.