João Neiva recebe estação meteorológica

Além de beneficiar na vida das pessoas, ela ajudará na agricultura.

Ontem (28) foi instalada em João Neiva uma estação meteorológica para monitorar a cidade e região sobre possíveis tempestades. Esse tipo de estação mede chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e alguns outros parâmetros climáticos, auxiliando no monitoramento das condições do tempo. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de João e o Governo do Espírito Santo, por meio de seus respectivos setores da Defesa do Civil.

Com a nova estação a equipe da Defesa Civil da cidade poderá monitorar com maior precisão o clima e as suas condições de médio e longo prazo, possibilitando acompanhar as variáveis meteorológicas, com a emissão de avisos e alertas de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos adversos que causam muitos prejuízos ao município e à população. “Saberemos com antecedência sobre as possíveis tempestades, fazendo com que nos preparemos para as intempéries, buscando soluções para os problemas antes que eles aconteçam”, informa a assessora da Defesa Civil Carmem Lúcia dos Santos Barros.

Além de beneficiar na vida das pessoas, ela ajudará na agricultura. "Com a previsão climática antecipada, o homem do campo pode programar as aplicações dos defensivos agrícolas, auxiliando nas decisões do agricultor", relata o secretário Municipal de Agricultura (Semag) Danilo Sanson.

Sua leitura é diária e está em fases de testes e configuração por parte da Defesa Civil Estadual. “Essa é mais uma importante aquisição para nossa cidade. Trabalhar com a prevenção é muito melhor”, destaca o prefeito de João Neiva Paulo Sérgio Micula.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em sexta-feira, 29 de julho de 2022