Cachaça Manda Brasa: Tradição que passa de geração para geração

A história começou com os irmãos Alayr e Lastenio Cometti.

Quem não conhece a famosa cachaça “Manda Brasa” de João Neiva? É sobre ela que iremos falar no nosso projeto “Sabores de JN”. Um produto totalmente familiar e que já está no mercado há mais de 50 anos.

A história começou quando os irmãos Alayr e Lastenio Cometti montaram um pequeno alambique com o intuito de fabricar a cachaça somente para a família e os amigos. “Com o passar dos anos o produto foi ficando conhecido e ganhado credibilidade, assim, os irmãos decidiram montar uma fábrica, aumentando a produção e expandindo as vendas para todo o Espírito Santo”, informa o filho de Alayr e também proprietário da empresa Willians Cometti, mas conhecido como Liquinha.

O nome “Manda Brasa” também foi decidido em família. Reunidos em uma mesa foram citados vários nomes, sendo este o que despertou o interesse de todos. “Além da tradicional cachaça transparente também estamos produzindo a envelhecida, mas a produção dessa ainda é pequena”, ressalta Liquinha.

Outro ponto que também chama bastante a atenção da marca, além da qualidade do produto, é o rótulo. “Na época os recursos eram escassos então pediram para fazer o desenho de um homem na mesa de um bar acompanhado por uma mulher, onde ele está bebendo a cachaça e ao mesmo tempo cortejando a mulher, dando a entender que a bebida é algo encantador. Esse desenho foi bem aceito, virando característica da fábrica. Um rótulo simples, mas que atraiu os olhares, dando continuidade e mantendo a originalidade por todos esses anos”, salienta Willians.

Atualmente a empresa é administrada pelos primos Willians, Istênio e Rogério Cometti.

“Sabores de JN”

É claro que João Neiva também possui saborosos produtos artesanais. Aqui você encontra desde doces até bebidas que dão água na boca.

Com o projeto “Sabores de JN” quinzenalmente você poderá conhecer uma empresa joãoneivense de gastronomia artesanal.

Venha se deliciar com esses produtos que são da terra e que fazem muito sucesso por onde passam.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em sexta-feira, 12 de agosto de 2022