Descarte de móveis velhos exige atenção especial

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
09 de setembro de 2022 às 00h00.

Os contêineres são utilizados como pontos de coleta dos materiais

Você sabe a maneira correta para descartar sofás, cadeiras e outros resíduos de grande porte cuja matéria-prima principal seja a madeira? Infelizmente, esse tipo de material não pode ser reciclado, por isso é necessário seguir os procedimentos corretos para não agredir a natureza e evitar doenças como a dengue e a iminência de enchentes.

Em João Neiva, o material deve ser transportado pelo proprietário até os contêineres instalados pela empresa que presta serviço de limpeza para a prefeitura, a Fortaleza Ambiental. O local de descarte fica próximo à Igreja Casa da Benção e a Emef Maria Olíria Sarcinelli, no Centro da cidade.

De acordo com a Assessora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de João Neiva Mariana Perin de Medeiros Davariz, os resíduos são encaminhados para o descarte adequado  em um aterro sanitário em Aracruz. “É importante que as pessoas compreendam a importância do manejo correto dos resíduos de grande porte. Ao serem descartados em qualquer lugar, os materiais podem causar muitos transtornos, como a proliferação de mosquitos e ainda agravar a ocorrência das enchentes. O meio ambiente também sofre porque o material pode levar centenas de anos para se decompor”,destaca.

Lugar de lixo é no lixo – Em Vila Nova de Cima, próximo ao Polo Industrial, moradores reclamam do lixo acumulado em um ponto, o que vem provocando mau cheiro, presença de animais indesejados e um ambiente nada agradável. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) solicita que as pessoas mudem de comportamento e descarte os resíduos de maneira correta.

E todo mundo já sabe: separe os resíduos recicláveis para a coleta seletiva e o lixo orgânico para a coleta normal. Você pode ter acesso aos horários da passagem dos caminhões em seu bairro por meio dos links abaixo:

Recolhimento Lixo Comum

Recolhimento Coleta Seletiva