Prefeitura realiza trabalho de limpeza dos rios

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
20 de setembro de 2022 às 00h00.

Limpeza sendo realizada no rio Piraqueaçu

A Prefeitura de João Neiva está realizando o trabalho de limpeza e desassoreamento da calha no rio Piraqueaçu. A ação também será feita no rio Clotário e outros mananciais. O objetivo é evitar enchentes na época de maior volume de chuvas – Primavera e Verão.

“Com o trabalho, estamos conciliando as condições de desenvolvimento socioeconômico aos interesses da segurança da população e à proteção dos ecossistemas”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Fernando Pessotti.

Além da Semades, o trabalho de limpeza dos rios conta com o apoio da Defesa Civil Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de João Neiva (SAAE) e Secretaria Municipal de Agricultura.

A ação de limpeza dos rios tem caráter preventivo de redução dos impactos de possíveis enchentes na zona urbana da cidade. O reflorestamento das matas das margens dos rios é o segundo passo para minimizar as enchentes. As matas ciliares exercem papel fundamental no equilíbrio das cheias dos rios. Elas evitam o assoreamento das calhas dos mananciais impedindo que os rios transbordem facilmente. A prefeitura já está fazendo um projeto para estimular o plantio de mudas de árvores pelos produtores rurais.

População também pode ajudar – Para ter uma cidade livre dos perigos das inundações, o trabalho deve ser conjunto: sociedade e poder público. A população pode colaborar com a limpeza evitando jogar lixo, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos nos rios. Descarte os resíduos da forma correta para garantir um meio ambiente saudável e uma cidade mais protegida de enchentes.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.