Educação: João Neiva tem nota acima da média do Ideb nas séries iniciais

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
21 de setembro de 2022 às 00h00.

O desempenho das escolas da rede pública foi divulgado na última sexta-feira (16), pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A rede pública municipal de João Neiva alcançou nota 6,50 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ficando entre os 30 municípios capixabas que alcançaram notas acima da média, e ainda, a nota 5,3 nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base na avaliação realizada em 2021, nas escolas públicas da rede estadual e municipal do Espírito Santo. Os testes abrangem questões de Língua Portuguesa e Matemática. O índice de notas varia de 0 a 10.

O Ideb é uma ferramenta importante para avaliar o desempenho das escolas, norteando ações pedagógicas de acordo com os problemas detectados. Além de implicar em diagnósticos para os professores avaliarem suas metodologias e objetivos pedagógicos para a aprendizagem. Aplicado nacionalmente, o Ideb consegue detalhar em números a qualidade da educação no Brasil, e a partir disso, fomentar novas políticas públicas  na área.

De acordo com o prefeito Paulo Sérgio Micula, o resultado destaca os investimentos realizados pelo município na área da educação: “Uma das prioridades da nossa gestão é melhorar cada vez mais o ensino e aprendizado dos nosso alunos, investindo sempre no professor, na equipe pedagógica e  na infraestrutura da escolas. Entregamos uniformes, tênis e kits completos com material escolar com mochila, reforma de escolas, instalação de parquinhos na educação infantil, entrega de notebooks para os professores, abonos e reajustes, valorizando sempre o profissional da educação. As escolas também oferecem alimentação escolar de qualidade, com ótimo valor nutricional”, destaca.

A secretária municipal de Educação Marciela José, destaca que o resultado é fruto de um trabalho conjunto: “A dedicação dos profissionais da Educação, da parceria efetiva firmada entre família e escola, do compromisso dos discentes com os estudos e de todas as ações pedagógicas sistematizadas da Rede Pública Municipal, que mesmo considerando o contexto pandêmico, manteve o foco no processo de ensino e aprendizagem, investindo em formações, organização da Rede e o constante acompanhamento da aprendizagem dos nossos alunos.”

A rede municipal possui 12 unidades de ensino e 2.100 alunos matriculados da educação infantil ao 9º ano.