Outubro Rosa: Fique por dentro das atividades realizadas no município de João Neiva durante o mês

Texto  Sumaida Zuccolotto
22 de setembro de 2022 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

Outubro é caracterizado como o mês de “Prevenção e Conscientização do Câncer de Mama e de Colo do Útero”. Assim sendo, a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), iniciará as atividades voltadas para o assunto no próximo dia 07 (sexta-feira), com a “Caminhada Outubro Rosa” e várias outras ações, buscando sempre orientar as pessoas sobre a doença.

A caminhada iniciará às 8h, partindo da Avenida Sete de Setembro e passando pela Avenida Presidente Vargas, em direção ao Centro Comunitário. O evento é aberto ao público. “Pedimos, que quem puder, que doe 01kg de alimento não perecível ou um brinquedo, que será revertido para as famílias mais carentes da cidade”, relata o enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família Lindomar Soprani.

Dentre as ações oferecidas teremos: Aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, testes rápidos HBSag/HIV, alongamento com a professora de Educação Física Rayslla Cerri Favalessa e depoimento de pessoa que foi curada do câncer.

Além das atividades de rotina e da caminhada, também serão ofertados:

DIA: 10/10/2022 (SEGUNDA-FEIRA)

Local: US Centro l, US Centro ll, US Gadioli e US Cohab

Horário estendido: 07 às 18h

- Coletas de preventivos

- Encaminhamentos para mamografias (caso necessário)

DIA: 20/10/2022 (QUINTA-FEIRA)

Local: US Centro l, US Centro ll, US Gadioli e US Cristal

Horário estendido: 07 às 18h

- Coletas de preventivos

- Encaminhamentos para mamografias (caso necessário)

DIA: 15/10/2022 (SÁBADO) - DIA D

US Cavalinho – 07 às 11h

US Santo Afonso - 12h30 às 15h

- Encaminhamentos para mamografias

- Atendimentos Odontológicos (Guilherme)

US Centro l 07 às 15h

- Encaminhamentos para mamografias

- Atendimentos Odontológicos (Dafne)

- Atendimentos com Nutricionista (Thayná)

US Centro ll – 07 às 15h

- Encaminhamentos para Mamografias

US Gadioli – 07 às 15h

- Encaminhamentos para mamografias

- Atendimentos Odontológicos (Sabrena)

- Atendimento com Nutricionista (Natália)

US Cristal e Casa Rosa – 07 às 15h

Praça do Gadioli – 07 às 15h

- Testes rápidos HBSag/HIV

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao câncer de mama e de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais diagnosticado e a principal causa de morte por câncer na população feminina mundial, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

As mamografias de rastreamento e o tratamento precoce são os meios mais utilizados na tentativa de reduzir essa mortalidade. “O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia que requer a realização de determinados exames numa população assintomática, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer. Câncer em estágios iniciais é ênfase em que a doença pode ter melhor prognóstico”, pontua o Lindomar.

Segundo o enfermeiro, o alcoolismo e a obesidade são uns dos fatores de riscos para o câncer de mama e de colo do útero. “Além da mamografia, lembre-se de manter o exame preventivo do colo do útero em dia. Como mencionei, quanto antes descobrir a doença melhor o seu tratamento”.