Equipe da Secretaria de Meio Ambiente participa de curso de georreferenciamento em Vitória

26 de outubro de 2022 às 00h00.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Neiva participou nos dias 28 e 29 de setembro e 20 e 21 de outubro  do curso de Geoprocessamento, no Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual,  oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Seama), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O curso foi oferecido a técnicos da área ambiental das secretarias de Meio Ambiente dos 51 municípios participantes do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam).

“Por meio de ferramentas de geoprocessamento é possível avaliar o potencial e até mesmo as restrições dos usos terra para atividades que causem algum tipo de impacto ambiental, definir as melhores práticas de manejo e conservação do solo e da água tendo como base as características do ambiente, como solo, clima, vegetação nativa e outros. Isso vai ajudar em várias atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), como por exemplo, a emissão de licenças ambientais”, destaca o engenheiro ambiental Thales Felício.

O georreferenciamento tem várias utilidades na área ambiental. Ele pode ser utilizado também para a obtenção de dados espaciais, delimitação de áreas de interesse ambiental, confecção de mapas e divulgação de informações geoespaciais.