
Você sabe o quão essencial e indispensável são as Oficinas Terapêuticas que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura de João Neiva realiza com seus pacientes? Para entender melhor a importância desse trabalho, confira o trecho retirado do artigo "Oficinas Terapêuticas e as mudanças sociais em pacientes com transtorno mental", publicado pela revista Escola Anna Nery: "...oportunidade de proporcionar reflexão, diálogos e construção de vínculos entre as pessoas, viabilizando um resgate da sociabilidade e cidadania, além de se observar que os profissionais tem a preocupação de desempenhar suas atividades em consonância com o que é preconizado pela reforma psiquiátrica, além de respeitar o tratamento humanizado". Elas também diminuem a ansiedade e aumentam o foco e a disciplina.
Em João Neiva esse serviço acontece de segunda-feira à sexta-feira, de 7 às 12h30, tendo se iniciado há cerca de 10 meses. “A nossa oficineira se chama Sandra Teófilo Veiga. Ela é formada em magistério e possui curso de artesã e experiências com artesanato. Não há fila de espera e conseguimos atender todos os pacientes com excelência”, explica a coordenadora do CAPS Sandra Delaia Ramos.
Os beneficiados do projeto são os pacientes intensivos. “Atualmente temos uma demanda de 40 pessoas, que são divididas em grupos diários. É válido lembrar que dentro da necessidade permitimos a repetição, em alguns dias da semana, de pacientes que precisam de mais atenção, para trabalharmos sempre defendendo um dos principais princípios do SUS, a EQUIDADE”, destaca Sandra.
A participação é ofertada de acordo com a solicitação feita pelo médico psiquiatra Dr. Marco Túlio e/ou pelos demais profissionais que acompanham o paciente e enxergam nele a necessidade de tal acolhimento.
Sandra reforça que além de ser um espaço de interação e socialização e que visa a inserção e a inclusão dos usuários, as oficinas proporcionam um ambiente social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências com os demais participantes e a equipe multiprofissional composta por oficineira, psicólogos, enfermeira, técnica de enfermagem e coordenadora.
