
Com o aumento expressivo de casos de Covid-19 em todo o estado, a Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), faz um alerta para que a população redobre os cuidados com a doença.
O aumento pela procura de atendimento e de testes rápidos com pessoas sintomáticas já é perceptível em João Neiva. A boa notícia é que com a imunização massiva da população, os casos de Covid-19 têm sido notificados como leves ou assintomáticos. Não há nenhum óbito confirmado em João Neiva com a nova onda e nem casos de internações.
Mas mesmo neste cenário, uma nova onda pode ter consequências ainda não previstas e causar um aumento significativo de internações principalmente dos mais idosos, ou até mesmo, as amargas restrições do passado que afetaram nossas relações sociais e a economia, mas que se fizeram necessárias para evitar um colapso do sistema de saúde.
“A proliferação do coronavírus está ligada intimamente ao comportamento humano. Podemos evitar que o passado recente de restrições se repita: tome todas as doses da vacina da Covid-19, evite aglomerações, use máscara sempre ao sair de casa e em ambientes públicos, higienize com frequência as mãos com álcool 70% ou água e sabão”, destaca o enfermeiro da Semsa Lindomar Soprani.
Os sintomas da Covid-19 podem variar bastante, mas na maioria dos casos os pacientes relatam cansaço crônico, inflamação na garganta, febre e perda do olfato. Ao perceber quaisquer desses sintomas, procure ajuda médica e siga todas as orientações repassadas pelo profissional.