Coleta seletiva: proteção ao meio ambiente e geração de renda para muitas famílias

10 de janeiro de 2023 às 00h00.

O CTJON conta atualmente com oito associados

Você já parou para pensar nos benefícios da coleta seletiva? Separar materiais para a reciclagem vai muito além de proteger o meio ambiente, gera renda e emprego para muitas pessoas.

No Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de João Neiva (CTJON) oito associados dependem diretamente da coleta seletiva para levar o sustento para as suas casas.

A presidente do CTJON Michele Gomes dos Santos fala da importância da coleta seletiva na vida desses trabalhadores: “Quem faz a separação dos resíduos em casa pode não imaginar quantos benefícios está trazendo para as questões socioambientais. Não dá para tratar mais de forma isolada a proteção ao meio ambiente e o social. Ambos estão conectados, um depende do outro”.

E tudo começa pela consciência das pessoas, que se tornam ações efetivas de proteção ambiental. Keila Nascimento Peroni e o marido Yuri Feller Peroni moram em Piraqueaçu e iniciaram a coleta seletiva em casa no ano passado quando souberam do Cadastro do Colaborador da Coleta Seletiva. E não deu outra. Hoje separar o lixo orgânico do seco é como escovar os dentes para eles. Já se tornou um hábito incorporado. E a Keila ainda foi agraciada pela sorte. Ela foi uma das ganhadoras do sorteio do Cadastro do Colaborador da Coleta Seletiva realizado em dezembro.

“Começamos a fazer a coleta e não paramos mais. Juntamos o material reciclável e levamos até o Posto de Entrega Voluntária (PEV) de Piraqueaçu. Agora nossa intenção é levar a coleta para a loja e a casa da minha mãe. Sabemos como atitudes ambientais são importantes também para outras pessoas que dependem diretamente da reciclagem para ter uma fonte de renda”, destaca Keila.

Keila é uma das ganhadoras do Cadastro do Colaborador da Coleta Seletiva

E por falar em pessoas que dependem da coleta seletiva, a trabalhadora Estefani França Portela é colaboradora do CTJON desde março de 2022. O trabalho de triagem e prensagem dos materiais ajuda Estefani a sustentar dois filhos pequenos e três irmãos.

“Minha família tem muito orgulho do meu trabalho. Ela sabe a importância do que faço junto com os meus colegas porque ajudamos a diminuir o impacto dos resíduos nas ruas promovendo a proteção do meio ambiente. Tenho muita alegria em fazer parte do CTJON”, afirma a trabalhadora.

No caso de Estefani, santo de casa faz milagre sim. A família toda participa da separação dos materiais em casa. Como Estefani trabalha o dia inteiro, o pessoal que está em casa faz a sua parte: separa os materiais direitinho e encaminha para a reciclagem.

“A população de João Neiva está cada vez mais engajada na coleta seletiva, mas precisamos ampliar o número de famílias que fazem a separação dos resíduos em casa. O que precisamos refletir é que cada material depositado no lugar certo vai proteger a natureza e levar o sustento para muitas pessoas. Já não fazer a coleta seletiva prejudica todo mundo: sujeira nas ruas, aumento nos casos de dengue, enchentes, degradação ambiental, e ainda, trabalhadores sem uma fonte de renda, agravando ainda mais os problemas sociais”, pontua o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Thales Felício.