Saúde realiza campanha de conscientização sobre a hanseníase

27 de janeiro de 2023 às 00h00.

A hanseníase já matou milhares de pessoas, mas hoje pode ser curada com tratamento adequado

Nesta segunda (30) é o Dia Nacional de Combate à Hanseníase. Para lembrar a importância da prevenção e o tratamento da doença, a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai promover uma campanha de conscientização com a distribuição de panfletos informativos durante o dia pelas ruas do Centro da cidade.

De acordo com a enfermeira da Semsa Evelyn Freire Santos Pessotti, o objetivo é aproveitar o marco da data para levar informações à população sobre uma doença ainda cheia de tabus: “A educação em saúde é fundamental para evitar a maioria das doenças. A hanseníase é uma doença controlada, mas que já foi o pesadelo de muitas gerações passadas. Por isso, a informação é essencial. Atualmente há tratamento disponível na rede pública de saúde”.

Mais conhecida como lepra nas histórias bíblicas, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão da hanseníase é feita a partir de um parasita intracelular.

Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença.

Os sintomas incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

O tratamento é feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas Unidades de Saúde. Devem ser tomados diariamente até o término do tratamento, isso é muito importante para alcançar a cura. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. Ao seguir o tratamento da doença até a cura, o paciente interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.