
A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), iniciou a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente para grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores das instituições; pessoas a partir de 70 anos; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas a partir de 12 anos de idade; ribeirinhos a partir de 12 anos de idade; e, quilombolas a partir de 12 anos de idade. A imunização é feita na Sala de Vacina, localizada na US do Gadioli, de 7 às 16h.
Para receber o imunizante bivalente é necessário que o paciente esteja vacinado com duas doses monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose monovalente recebida (D2 ou reforços). Pessoas não imunizadas ou que receberam apenas uma dose da vacina monovalente devem iniciar ou completar o esquema primário para só então receber o reforço com a bivalente.
O cartão de vacina, documento com foto, CPF e cartão do SUS são fundamentais na hora da imunização. Além disso, os grupos específicos devem apresentar declarações que comprovem suas particularidades.
Obs.: Pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão: transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; pessoas com imunodeficiência primária; pessoa com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasia hematológicas.
Segue cronograma para os próximos grupos a serem contemplados com a vacina bivalente:
• A partir do dia 06/03 - Pessoas de 60 a 69 anos;
• A partir do dia 20/03 - Gestantes e puérperas;
• A partir do dia 17/04 - Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.