João Neiva inicia imunização em novos grupos da vacina bivalente contra Covid-19

Texto  Sumaida Zuccolotto
21 de março de 2023 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), iniciou a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente em novos grupos prioritários. A imunização é feita na Sala de Vacina, localizada na US do Gadioli, de 7 às 16h.

Segue abaixo lista dos grupos que podem receber a dose:

• Pessoas a partir de 60 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas;
  • Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
  • Pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade);
  • Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP e RI) e seus trabalhadores (a partir de 12 anos de idade).

Para receber o imunizante bivalente é necessário que o paciente esteja vacinado com duas doses monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose monovalente recebida (D2 ou reforços). Pessoas não imunizadas ou que receberam apenas uma dose da vacina monovalente devem iniciar ou completar o esquema primário para só então receber o reforço com a bivalente.

O cartão de vacina, documento com foto, CPF e cartão do SUS são fundamentais na hora da imunização. “Além disso, os grupos específicos devem apresentar declarações que comprovem suas particularidades”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Queiroz.

Obs.: Pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão: transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; pessoas com imunodeficiência primária; pessoa com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasia hematológicas.

Mutirão

Procurando atingir o maior número possível de pessoas, a Semsa realizará um mutirão nas Unidades de Saúde a partir de amanhã (22) até a próxima sexta-feira (24). Segue cronograma:

• US Floresta – Quarta-feira (22) – 13 às 16h
  • US Cristal – Quinta-feira (23) – 8 às 10h