
A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), iniciou a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente em novos grupos prioritários. A imunização é feita na Sala de Vacina, localizada na US do Gadioli, de 7 às 16h.
Segue abaixo lista dos grupos que podem receber a dose:
Para receber o imunizante bivalente é necessário que o paciente esteja vacinado com duas doses monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose monovalente recebida (D2 ou reforços). Pessoas não imunizadas ou que receberam apenas uma dose da vacina monovalente devem iniciar ou completar o esquema primário para só então receber o reforço com a bivalente.
O cartão de vacina, documento com foto, CPF e cartão do SUS são fundamentais na hora da imunização. “Além disso, os grupos específicos devem apresentar declarações que comprovem suas particularidades”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Queiroz.
Obs.: Pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão: transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou medicamentos imunossupressores; pessoas com imunodeficiência primária; pessoa com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasia hematológicas.