Empresa CBF, de João Neiva, utiliza tecnologia sustentável beneficiando o planeta

Texto  Sumaida Zuccolotto
28 de abril de 2023 às 00h00.

A capacidade produtiva da CBF é de 280 mil toneladas/ano.

Atualmente uns dos diferenciais de uma empresa é a forma como ela trabalha com o meio ambiente. Pensando assim, a CBF Indústria de Gusa S/A, do Grupo Ferroeste, localizada em João Neiva, produz seu ferro-gusa com biocarbono, uma tecnologia ambientalmente sustentável e livre de combustíveis fósseis, pois não gera emissões de carbono para a atmosfera. O resultado deste processo é um ferro verde, com baixos teores de elementos químicos residuais, o que gera um produto puro e de qualidade.

Todas as empresas do Grupo Ferroeste são auditadas externamente e possuem certificações que comprovam sua produção limpa. A CBF é um bom exemplo. “Ela investiu desde o início de sua produção de ferro-gusa verde em tecnologias, energias renováveis, inovação e melhoria constante de produtos e processos para garantir a produção de ferro-gusa de alta qualidade e sustentável. A partir disso a siderúrgica atingiu um dos menores valores mundiais de emissões de CO2 por tonelada de ferro-gusa produzido nos anos de 2019, 2020 e 2021, de acordo com os dados divulgados pela WorldSteel Association. No último ano a CBF atingiu seu Inventário anual de gases efeito estufa (GEE) o valor de -0,04 tCO2 e/t aço, mesmo número obtido em 2021”, informa o Diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios do Grupo Ferroeste Sandro Raposo.

A siderurgia é responsável por cerca de 7% das emissões globais de CO2, portanto a produção de ferro verde e sustentável é fundamental para a sobrevivência do nosso planeta. “Estamos na vanguarda na jornada mundial pela descarbonização, com base em uma tecnologia madura e muito bem-posicionados frente a todo processo de transição energética que está por vir”, explica o Superintendente Industrial da CBF João Ancelmo Villaca.
Outro ponto forte da siderúrgica, que foi fundada em 1986, são as parcerias com o município de João Neiva. “Todo ano contribuímos para o Natal da cidade. Em 2022 foram doados diversos brinquedos, chocolates e donativos. A CBF também doa 30 cestas básicas, todos os meses, que são distribuídas no projeto JHJ, comunidade de Cristal e Ribeirão do Meio. Além disso, sempre estamos incentivando o esporte através de doações”, salienta o Superintendente.

João Ancelmo completa informando que a indústria, visando incentivar o comércio local e aumentar o giro de capital na cidade, tem parcerias com diversas outras empresas de João Neiva. “Além dos fornecedores, há também parceria com as escolas locais, através de menores aprendizes, oferecendo aos jovens a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho”.

Ainda falando de parcerias com João Neiva, a empresa possui um alto índice na arrecadação de impostos, beneficiando financeiramente o município. “Além disso, recentemente a CBF doou chapas para que fossem destinadas à realização de reparos em contêineres da prefeitura que estavam totalmente danificados e inutilizados”, ressalta Villaca.

A capacidade produtiva da CBF é de 280 mil toneladas/ano, com dois altos-fornos a carvão vegetal. O recorde de produção mensal foi de 25.006,90, em outubro de 2022. “Atualmente, somos responsáveis pela geração de 350 empregos diretos e 2500 empregos indiretos em todo o Brasil. Devido à retomada do alto–forno 2 contribuímos significativamente para o aumento no PIB de João Neiva, uma vez que a CBF é uma das maiores empregadoras da região”, finaliza o Superintendente Industrial da CBF João Ancelmo Villaca.