Maio Amarelo: celular e volante não combinam

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
22 de maio de 2023 às 00h00.

O celular já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Sem dúvida, o aparelho trouxe muita praticidade nas comunicações. O problema é quando o uso se torna descontrolado, um verdadeiro vício. A combinação celular e volante pode acabar em tragédia.

Muito se fala sobre o abuso de álcool ao volante como a principal causa de acidentes no trânsito, mas a ocorrência de acidentes com o uso de aparelho celular é cada vez mais crescente, inclusive em acidentes graves.

O uso do celular no trânsito é um dos estímulos mais perigosos, pois interfere na atenção, dificulta a detecção de obstáculos nas vias, a visualização de pedestres e retarda a ação em casos de riscos de acidente. Utilizar o aparelho enquanto dirige põe a vida do motorista em risco, a dos pedestres e demais condutores.

“Dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto a ingestão de álcool! Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%. Os estudos revelam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante”, afirma o especialista em Segurança do Trabalho da Prefeitura de João Neiva Francisco de Assis de Sousa.

O trânsito demanda dos condutores a atenção difusa, de forma a perceber com rapidez aos inúmeros estímulos existentes como: pedestres, demais veículos, animais, buracos, sinalização, galhos, objetos na via. Ao se distrair com mensagens no celular, o motorista acaba perdendo boa parte da concentração necessária para dirigir.

No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.

Além de inúmeros prejuízos em casos de acidentes, o uso do celular também gera multa.  O Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do aparelho ao volante.

A solução para evitar acidentes causados pelo uso de celular é simples: Deixe para atender uma ligação ou responder uma mensagem assim que chegar ao local de destino ou pare o carro em local apropriado para atender a demanda. Uma atitude simples, mas que pode evitar muitas tragédias. Será que aquela ligação ou notificação das redes sociais é tão importante a ponto de você colocar a sua vida e a dos outros em risco? Pense nisso.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.