
Promover um ambiente de paz e harmonia entre os estudantes. Esse é o objetivo principal das ações voltadas no combate ao bullying pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Olíria Sarcinelli, localizada no Centro de João Neiva.
Os alunos participam de rodas de conversa sobre o tema e atividades de integração com os colegas. A arte através do desenho é uma das formas encontradas pelos estudantes para se expressarem.
Os projetos de combate ao bullying vão continuar durante todo o ano. A proposta é que o tema seja trabalhado de maneira contínua na escola, que atualmente atende mais de 600 alunos, do 6º ao 9º ano.
A valorização da vida, o respeito às diferenças, pelo fim dos cruéis padrões de beleza e comportamento que estigmatizam e inferiorizam quem não está dentro do “pacote”, são algumas das abordagens realizadas com os estudantes.
“O bullying gera vários danos à saúde mental das suas vítimas, pois além da intimidação, da perseguição e da violência psicológica, o bullying pode levar à violência física. Com o intuito de proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, estamos realizando várias atividades de valorização dos bons sentimentos humanos, destaca a diretora da EMEF Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro, Lizaldete Viana de Souza.
Lei federal instituiu Programa de Combate à Intimidação Sistemática - A Lei federal n° 13.185/2016 implementou o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. Assim como o bullying, a lei também não é recente. Os crescentes casos de violência no ambiente escolar, principalmente após o advento das redes sociais, mostraram a necessidade de ações mais concretas de combate a qualquer tipo de humilhação entre colegas no ambiente escolar. “Brincadeiras” e piadas em que só um grupo acha graça não é saudável. Todo tipo de ofensa e chacotas relacionadas ao peso, a cor da pele, altura ou comportamento de uma pessoa devem ser rechaçadas.
De acordo com o artigo 2º da lei, “caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e ainda: ataques físicos; insultos pessoais; comentários sistemáticos e apelidos pejorativos; ameaças por quaisquer meios; grafites depreciativos; expressões preconceituosas; isolamento social consciente e premeditado; e piadas depreciativas."