
A partir de agora cidadãos e empresas também podem requerer e acompanhar seus processos de forma online, seja no site da Prefeitura de João Neiva ou por intermédio do aplicativo (app), clicando aqui.
Através das referidas ferramentas você tem acesso a alvarás de construção, alvarás de licença sanitária, alvarás de habitação e pagamentos. “Conseguimos proporcionar maior transparência aos processos administrativos, além de torná-los mais rápidos e desburocratizados”, explica a secretária Municipal de Administração Iara Cristina Donato.
Siga aqui o passo-a-passo de como fazer pelo site da prefeitura: clique no menu “Sistema” (canto direto do site) e, em seguida, acesse no menu a opção “Portal do Processo Eletrônico”. Por fim, realize o cadastro e faça login no portal.
O prefeito de João Neiva Paulo Sérgio Micula ressalta que o procedimento traz maior agilidade. “Os cidadãos e as empresas poderão acompanhar seus processos em tempo real, facilitando e garantindo o acesso às informações e a pesquisa por toda a população, além de poder acessá-lo de qualquer lugar onde estiver”.
De acordo com o Gestor de Contratos da Ágape Jerônimo Henrique Silva, umas das maiores vantagens é a desburocratização, “pois a comunicação do cidadão e das empresas com a prefeitura serão digitais, ou seja, serão mais rápidas, irão ter comprovação por meio de logs de documentos e não será necessária nenhuma comprovação, certificação ou reconhecimento de firma, facilitando cada vez mais a vida do servidor municipal e as interações dos servidores no que diz respeito as ações e trabalhos do dia a dia”.
Além disso, o processo eletrônico traz economia tanto na impressão de folhas de papel, quanto no tempo, pois irá tramitar de forma mais rápida. “Desde a abertura até o encerramento do processo o novo método é três vezes mais rápido que o trâmite de um processo físico. Quanto à sustentabilidade teremos muitas árvores preservadas e litros de águas economizados, pois 100 folhas de papel geram um gasto de 1000 litros de água”, salienta o Gestor de Contratos.
O processo eletrônico já está em uso para os servidores da prefeitura. “Já estamos usando o sistema há dois meses e nesse período já foram salvas 21 árvores e economizadas aproximadamente 209.700 folhas de papel, gerando uma economia de aproximadamente R$335.520,00, conforme podemos observar no Dashboard do município. O processo eletrônico também amplia o acesso aos serviços públicos e com a implementação também aos usuários externos esses benefícios serão muito maiores”, completa a secretária.