
A solenidade de entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Acioli será nesta sexta-feira (18), às 18h30, na rua Felipe Raizer.
Com a reforma concluída, a população contará com um espaço moderno e amplo de atendimento à saúde. A UBS possui 209,3 metros quadrados de área construída em 19 cômodos, entre área comum, consultórios médico e odontológico, setor de inalação, setor administrativo e banheiros, todos com acessibilidade.
“Saúde é uma das prioridades do nosso governo. E o bom atendimento começa por oferecer uma infraestrutura de qualidade para as pessoas”, afirma o prefeito Paulo Sérgio Micula.
“Com uma estrutura moderna e renovada, vamos atender cada vez melhor a população de Acioli e arredores, que precisam da assistência primária perto de casa”, destaca a secretária municipal de Saúde de Amanda Morelatto.
UBS é porta de entrada para o SUS – A prevenção e os cuidados iniciais a diversas doenças começam pela Atenção Primária à Saúde que tem como início de atendimento as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade capaz de identificar casos simples e graves de doença, se tornando, portanto, um filtro capaz de selecionar quem precisa de atendimento mais complexo por meio do SUS.
Por meio do atendimento nas UBS é possível realizar consultas, exames simples, controle de doenças crônicas como diabetes hipertensão e colesterol, colocar as vacinas em dia, ou seja, as UBS oferecem serviços completos de prevenção e controle de doenças, evitando que elas surjam ou se tornem mais graves, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e menos custos para a alta complexidade de atendimento do SUS.