Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil acontece na quarta (13)

De  Priscila Moreschi
06 de setembro de 2023 às 12h40.

Vista aérea de João Neiva

A Defesa Civil da Prefeitura de João Neiva vai realizar uma audiência pública na quarta-feira (13), às 15h, sobre o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (Plampdec). O evento será na Sala de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pedro Zangrande, 60, Centro.

O objetivo da audiência é apresentar e atualizar o plano de ações de contingenciamento do município contra desastres naturais. O Plampdec é um importante documento em que insere para cada secretaria municipal um papel a ser exercido na contenção de tragédias e outras calamidades. É um verdadeiro “manual de instruções” que designa e otimiza as ações com atualização anual.

Com um plano estruturado, é possível minimizar os impactos dos desastres naturais na vida da população, por meio de procedimentos articulados entre todas as secretarias. “O Plampdec norteia as condutas diante de um desastre, dando uma resposta mais rápida à população nas questões de segurança, proteção à vida e nas ações de saúde e assistência aos atingidos”, destaca a coordenadora da Defesa Civil de João Neiva Carmem Lúcia dos Santos Barros.

Todos estão convidados para participar da audiência pública do Plampdec: secretários municipais, vereadores, comunidade em geral, representantes do Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lojistas, associações de moradores e entidades civis da cidade.