
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor em alguns estados do Brasil que deve atingir várias regiões do país a partir de sexta-feira (22).
Alguns estados podem se aproximar dos 40°C e até mesmo passar essa temperatura, levando à necessidade de cuidados especiais.
Temperaturas elevadas podem causar bastante desconforto e propiciar riscos à saúde, principalmente para as crianças e idosos. Por isso, nessas situações extremas, são recomendados alguns cuidados. Entre eles:
- Evite o contato direto com o sol entre as 11 e 16 horas;
- Não faça atividades físicas cansativas sob o sol e evite academias sem ar condicionado nos horários de temperaturas mais altas;
- Beba muita água;
- Fique em locais com sombras;
- Utilize protetor solar pelo menos três vezes ao dia;
- Use óculos escuros, bonés e chapéus;
“Diferente de chuvas intensas ou vendavais, as altas temperaturas causam danos sutis, mas também graves. O aumento da temperatura pode causar problemas à saúde humana, como insolação, desmaios, desidratação e doenças de pele. Também pode afetar o funcionamento do corpo e levar à insolação. Por isso, é importante redobrar os cuidados em situações de muito calor”, afirma a coordenadora da Defesa Civil de João Neiva Carmem Lúcia dos Santos Barros.