Onda de calor: saiba como se proteger das altas temperaturas

De  Priscila Moreschi
21 de setembro de 2023 às 09h47.

Altas temperaturas requerem cuidados simples, mas necessários para manter a saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor em alguns estados do Brasil que deve atingir várias regiões do país a partir de sexta-feira (22).

Alguns estados podem se aproximar dos 40°C e até mesmo passar essa temperatura, levando à necessidade de cuidados especiais.

Temperaturas elevadas podem causar bastante desconforto e propiciar riscos à saúde, principalmente para as crianças e idosos. Por isso, nessas situações extremas, são recomendados alguns cuidados. Entre eles:

- Evite o contato direto com o sol entre as 11 e 16 horas;

- Não faça atividades físicas cansativas sob o sol e evite academias sem ar condicionado nos horários de temperaturas mais altas;

- Beba muita água;

- Fique em locais com sombras;

- Utilize protetor solar pelo menos três vezes ao dia;

- Use óculos escuros, bonés e chapéus;

“Diferente de chuvas intensas ou vendavais, as altas temperaturas causam danos sutis, mas também graves. O aumento da temperatura pode causar problemas à saúde humana, como insolação, desmaios, desidratação e doenças de pele. Também pode afetar o funcionamento do corpo e levar à insolação. Por isso, é importante redobrar os cuidados em situações de muito calor”, afirma a coordenadora da Defesa Civil de João Neiva Carmem Lúcia dos Santos Barros.

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

• O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 13:00

• WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

• Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape