João Neiva recebe o Selo Diamante em transparência pública

De  Priscila Moreschi
06 de dezembro de 2023 às 11h35.

O Selo é um indicador de confiabilidade do município que pode trazer mais investimentos para a cidade

A Prefeitura de João Neiva recebeu o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, o mais alto patamar em termos de transparência pública. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (06), na entrega online do Selo ES em Ação.

Ao todo, 29 municípios participaram da entrega nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Desses, apenas 12 receberam o selo Diamante, entre eles, João Neiva.

O Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública é uma forma de reconhecer publicamente municípios e equipes que se destacaram na transparência e governança pública.

Para chegar ao nível mais alto de transparência pública, o município teve que atingir os seguintes critérios: ter 80 pontos (classificação ótimo) no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023; aderir a um Termo de Compromisso; e atendimento de demandas e avaliações, como política de dados, plataformas disponíveis, transparência administrativa e governança, financeira e orçamentária, e comunicação, participação social e engajamento, segundo regras da Transparência Internacional Brasil e do Instituto Governo Aberto.

O prefeito Paulo Sérgio Micula pontua a qualidade da equipe para chegar ao mais alto nível de transparência: “Nossos servidores são muito empenhados e se dedicam ao que fazem. É uma honra para o município receber o Selo Diamante. Para o cidadão, a premiação pode parecer fora da realidade dele, na vida prática, mas o Selo é o indicativo de que João Neiva é um município que está se desenvolvendo cada vez mais e que tem capacidade de receber mais investimentos do setor privado, a partir da credibilidade e confiabilidade do município.

“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento do nosso trabalho, fruto de muita dedicação e profissionalismo. Cada meta exigiu esforço de cada um da Controladoria e de vários setores da prefeitura para que pudéssemos chegar ao Selo Diamante”, afirma o controlador-geral da Prefeitura de João Neiva Wdson Marcos Santos Pimenta.

O diretor-presidente do ES em Ação Nailson Dalla Bernadina destaca a importância do prêmio: “A solenidade é um momento de integração e conexão do setor de transparência e controladorias dos municípios. A entrega dos selos é importante porque é um indicador de desenvolvimento das cidades”.

A diretora-executiva da Transparência Capixaba Ádila Damiani reforça a importância dos selos para os municípios: “É um reconhecimento público das ações das controladorias dos municípios capixabas, é um símbolo e um bom indicativo de que os números que levaram à premiação estão sendo revertidos em serviços de qualidade para a população”.

Além de João Neiva, receberam o Selo Diamante: Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vitória, Vila Velha, Vargem Alta, Serra, Guaçuí, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim, Alegre e Afonso Cláudio.