João Neiva recebe o certificado do Selo Diamante em transparência pública

De  Priscila Moreschi
17 de janeiro de 2024 às 11h32.

Solenidade contou com a presença de várias autoridades

Em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (17),  o prefeito Paulo Sérgio Micula e a equipe da Controladoria Geral do município receberam o  certificado do Selo Diamante em Transparência  e Governança, do ES em Ação. A classificação segue o mais alto patamar em termos de transparência pública da entidade.

Estiveram presentes no evento, o diretor de Gestão Pública do ES em Ação Fernando Saliba, a analista de Desenvolvimento e Projetos do ES em Ação e associada da Transparência Capixaba Natallie Reikdal, a analista de Desenvolvimento e Projetos do ES em Ação Júlia Zerlotini, a  secretária executiva da Associação do Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) Bruna Devens, a secretária executiva da Amunes Christiane Linhalis, o diretor administrativo da Amunes Bruno Carvalho, e Eduardo Candeias, da Comunicação da Amunes.

Os vereadores Marcelo Campostrini e Adilson Mantovani,  o presidente da Câmara Municipal Glauber Tonon e os secretários municipais Danilo Sanson, Iara Donatto e Amanda Carlesso também prestigiaram a solenidade.

O prefeito Paulo Sérgio Micula destacou a importância do Selo: “O certificado sinaliza que estamos no caminho certo e que a prioridade é sempre a transparência, com uma gestão voltada para a melhoria dos serviços ao cidadão”.

O diretor de Gestão Pública do ES em Ação Fernando Saliba falou sobre a acessibilidade das informações: “Os critérios de classificação dos selos seguem os níveis de transparência dos municípios. Os sites oficiais refletem diretamente a facilidade ou dificuldade de acesso às informações que são relevantes para o cidadão.”

“Como cidade integrante da Amear, ficamos muito satisfeitos com a entrega do Selo Diamante para João Neiva. Nossa região passa por um grande desenvolvimento e investimentos do setor privado. Quanto mais transparência, mais credibilidade para o fomento de negócios para a região”, afirma a secretária executiva da Amear Bruna Devens.

A secretária executiva da Amunes Christiane Linhalis veio ao evento representando o presidente da Amunes Luciano Pingo. Ela pontua o compromisso dos municípios com a transparência: “O Selo comprova que a administrações municipais estão cada vez mais comprometidas com os resultados na vida efetiva do cidadão”.

O controlador-geral de João Neiva Wdson Marcos Santos Pimenta afirma que o Selo serve de termômetro de que as ações do município estão no caminho certo: “A entrega do certificado demonstra o trabalho que a equipe tem feito, com a divulgação de todos os atos oficiais, de forma clara e fácil para o cidadão. Isso reflete diretamente na vida das pessoas, com a melhor qualidade na prestação dos serviços públicos para a sociedade”.

Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública - é uma forma de reconhecer publicamente municípios e equipes que se destacaram na transparência e governança pública no Espírito Santo.

O anúncio dos vencedores foi realizado em 06 de dezembro do ano passado. Ao todo, 29 municípios participaram da entrega nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Desses, apenas 12 receberam o selo Diamante, entre eles, João Neiva que alcançou a pontuação de 99,70.

Para chegar ao nível mais alto de transparência pública, o município teve que atingir os seguintes critérios: ter 80 pontos (classificação ótimo) no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023; aderir a um Termo de Compromisso; e atendimento de demandas e avaliações, como política de dados, plataformas disponíveis, transparência administrativa e governança, financeira e orçamentária, e comunicação, participação social e engajamento, segundo regras da Transparência Internacional Brasil e do Instituto Governo Aberto.

Além de João Neiva, receberam o Selo Diamante: Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vitória, Vila Velha, Vargem Alta, Serra,  Guaçuí, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim, Alegre e Afonso Cláudio.