Conheça os lugares mais inusitados em que o mosquito aedes aegypit pode se proliferar

De  Priscila Moreschi
05 de fevereiro de 2024 às 10h00.

Até uma casca de ovo jogada em qualquer lugar pode se tornar criadouro do mosquito da dengue

Todo mundo sabe os lugares comuns em que o mosquito aedes aegypit escolhe para colocar os ovos e assim procriar. Mas o mosquito da dengue pode estar aonde você menos imagina. Existem locais que podem passar despercebidos pela população e se tornar uma espécie de berçário do mosquito que causa a dengue, chinkungunya e zika vírus.

“Todo local ou objeto que acumule água parada pode ser reduto perfeito para o mosquito. Tampas de garrafa, casca de ovo, plantas que acumulam água naturalmente, como as bromélias, potinhos de água dos animais, calhas, muros com cacos de vidro e brinquedos esquecidos no quintal são alguns desses ambientes perfeitos para o mosquito nascer”, afirmou a assessora em Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Neiva Vanessa Zanqui Cecato.

Colocando a mão na massa  - O ideal é fazer um check list com todos os lugares em que o mosquito pode se proliferar e chamar a família para tirar 15 minutinhos por semana para detectar em casa os possíveis focos do aedes aegypit.

O que fazer – Limpe bem o quintal, retire objetos que possam acumular água, tampe caixas d’água, vistorie a bandeja da geladeira, coloque areia no pratinho das plantas periodicamente e fique de olho em qualquer objeto que possa acumular água.

E fora de casa, como proceder para combater o mosquito aedes aegypit? – Em espaços públicos, a atitude cidadã é o melhor remédio para evitar a proliferação do mosquito. Jogue o lixo sempre nos recipientes adequados para resíduos orgânico e reciclável.

Vamos juntos, combater o mosquito da dengue!