Dia Mundial do Cacau: João Neiva se destaca no setor da lavoura à produção de chocolates

De  Priscila Moreschi
22 de março de 2024 às 14h45.

João Neiva é o 4º maior produtor de cacau no Espírito Santo

O Dia Mundial do Cacau é comemorado nesta terça (26) e para celebrar essa data vamos homenagear a vocação de João Neiva na área de produção e beneficiamento do cacau.

Nosso município ocupa o 4º lugar em produtividade e qualidade do cacau no Espírito Santo. Possui produtores premiados e empreendedores empenhados que trabalham com o cacau desde a lavoura até a transformação dele em chocolates deliciosos.

Localizada na BR 101, KM 204, na altura da entrada da cidade, a Divino Cacau produz deliciosos chocolates artesanais. A empresa familiar está no mercado há apenas quatro anos e já ganhou o coração e o paladar de muitos consumidores, ultrapassando a divisa geográfica do município e sendo comercializando em diversas cidades do Estado como Aracruz, Linhares, Fundão, Santa Teresa, Domingos Martins, Cariacica e Vitória.

O empreendimento é gerenciado pelas irmãs Priscila Corrêa Scarppati, Eliani Corrêa Scarppati Félix e Letícia Corrêa Scarppati, que atuam desde a matéria-prima até o produto final. “Meu pai Gelson Scarppati e minha mãe e Diana Corrêa Scarppati são produtores de cacau na Valada Cavalinho, então resolvemos utilizar parte da matéria-prima que é produzida na lavoura deles para fabricação dos chocolates. Percebemos a necessidade do público por uma mercadoria diferenciada e que se distanciasse das marcas tradicionais. Um chocolate com quantidade reduzida de açúcar, sem aditivos químicos e produzido direito do produtor para a fábrica”, explica Eliani.

Além de não possuir aditivo químico, o produto é 100% artesanal e livres de gorduras hidrogenadas. “O cacau é selecionado na lavoura, sendo que nesta etapa selecionamos apenas os frutos de maior qualidade e verificamos o ponto correto de maturação. Depois de fermentadas e torradas as amêndoas são selecionadas uma a uma para serem utilizadas em um processo bem minucioso, que vai garantir a qualidade do nosso chocolate”, informa Priscila.

Letícia salienta que o empreendimento é a concretização de um sonho. “Consideramos marcante todas as nossas conquistas ao longo desses quatro anos de existência da marca, desde a aquisição de novos equipamentos à mudança de endereço e abertura da loja física”.

Prefeitura incentiva setor com doação de mudas e assistência – O poder público também exerce papel importante no desenvolvimento agrícola do município. A Secretaria Municipal de Agricultura de João Neiva (Semag) disponibilizou 25 mil mudas de cacau a produtores rurais de João Neiva em 2022. Cada produtor selecionado pode obter até 500 mudas de cacau.

Além das mudas, os produtores rurais receberam acompanhamento técnico da equipe da Semag e Incaper. As mudas de cacau clonadas são aprovadas pelo Ministério da Agricultura, mais resistentes às pragas, às variações climáticas e garantem maior produtividade.

“Ao adquirir as mudas de cacau, os produtores rurais tiveram acesso a mudas de qualidade, que possuem maior produtividade, e por um preço muito abaixo do mercado”, destacou o secretário da Semag Danilo Sanson.

                                                                                 

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.