O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) emitiu um alerta importante para todos os proprietários de animais no estado: está aberto o período obrigatório de atualização cadastral do rebanho, que segue até o dia 30 de junho.
Devem ser informados todos os animais da propriedade, incluindo bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos, aves de subsistência, animais aquáticos e abelhas. A atualização pode ser feita de forma prática, pela internet, por meio do sistema Siapec3, clicando aqui.
Para quem ainda não tem acesso ao sistema é necessário procurar o escritório do IDAF no município. Em João Neiva o atendimento é realizado na rua Orestes Negri, 346, Centro (em frente ao Centro Comunitário), de 7 às 11h e das 12h30 às 16h. “A não realização da atualização no prazo pode trazer sérias consequências para o produtor rural, como multa e impedimento na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para o transporte de animais entre propriedades ou para eventos agropecuários”, explica o médico-veterinário do IDAF Fransergio Rocha de Souza.
De acordo com o secretário de Agricultura da Prefeitura de João Neiva, Júnior Deambrosio, essa atualização é essencial para manter o compromisso com a sanidade animal no Espírito Santo: “Além de ser uma obrigação legal essa atualização de rebanho é uma forma de garantir que o Espírito Santo continue com o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido internacionalmente. Contamos com a responsabilidade dos produtores rurais de João Neiva para que todos realizem o procedimento dentro do prazo”.
A campanha é parte das ações do Governo do Estado voltadas à preservação da saúde animal, à rastreabilidade e à valorização do agronegócio capixaba.
Não deixe para a última hora. Atualizar o cadastro é um compromisso com a qualidade, a segurança e o desenvolvimento da agropecuária capixaba.