A cidade de João Neiva realiza, na próxima quarta-feira (02), a “11ª Conferência Municipal de Assistência Social”, um importante espaço de debate e participação popular sobre as políticas públicas voltadas para o setor. O evento acontecerá a partir das 8h, no Centro de Convivência Social (antigo Renascer), localizado na rua Sete de Setembro, no Centro da cidade.
As inscrições já estão abertas e a ficha está disponível clicando aqui. Ela deve ser entregue na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), localizada na rua Pedro Zangrande, 125, 1º andar, Centro. A conferência é organizada pela Prefeitura de João Neiva, por meio da Semtades, e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro tem o objetivo de avaliar a política de assistência social, discutir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e garantir que os usuários tenham voz ativa na definição das políticas públicas que possuem impacto em suas vidas. Além disso, busca promover o debate sobre os desafios e avanços na área, visando soluções e melhorias para o município.
O evento será aberto ao público e a participação da comunidade é considerada fundamental. “A conferência é o momento em que a população pode falar, propor e contribuir diretamente para o fortalecimento das políticas sociais em João Neiva. Todos são convidados a participar”, destacou o prefeito Paulo Sérgio Micula.
O secretário da Semtades Necemauro Alves de Oliveira, também reforçou a importância do evento. “É essencial que a sociedade civil esteja presente para compartilhar suas necessidades, experiências e sugestões. Só assim conseguiremos avançar nas políticas de assistência e promover uma cidade mais justa e igualitária para todos”, afirmou.
A programação inclui momentos culturais, como a apresentação da Roda de Capoeira com alunos da Associação Desportiva Ninho das Águias, da Associação Pestalozzi e Cáritas, além do Projeto Crubixá – JHJ. Um dos destaques do evento será a palestra ministrada pela especialista Luciana Mantovaneli Amorim, que vai apresentar reflexões sobre o tema e novas perspectivas para a assistência social no município.
A conferência é considerada um espaço democrático, onde governo e sociedade se encontram para construir caminhos mais efetivos na garantia de direitos e na promoção do bem-estar social. A entrada é gratuita, e todos os interessados podem participar.