No próximo dia 12 (sábado), a quadra da escola Prof. Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro, em João Neiva, será palco do “4º Interno Moama Kids”, torneio de jiu-jitsu exclusivo para alunos da equipe Moama. O evento começa às 13h, com entrada franca, e é aberto ao público.
Destinado a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, o campeonato deve reunir mais de 100 jovens atletas vindos de diferentes núcleos da equipe Moama, que oferece aulas em João Neiva, Ibiraçu, Fundão e em distritos de Aracruz, como Barra do Riacho, Barra do Sahy e Guaraná.
Segundo o idealizador do evento, professor Istênio Cometti, a proposta do “Interno Moama Kids” vai além da competição. “Chamamos de ‘Interno’ porque é um torneio só para os nossos alunos. Muitas dessas crianças e adolescentes são de famílias carentes e não têm condições de participar de campeonatos estaduais ou nacionais, que possuem custos altos com inscrição, deslocamento e hospedagem. O torneio interno é a forma que encontramos para dar a eles a experiência de lutar num ambiente competitivo e analisar como está a evolução de cada aluno”, explicou o professor.
Além das disputas nos tatames, haverá distribuição de medalhas para todos os participantes, além de cachorro-quente e refrigerante para as crianças e adolescentes que irão participar da competição. O evento também contará com momentos de confraternização.
O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, destacou o compromisso do município em apoiar o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal: “O jiu-jitsu vai muito além do tatame. É disciplina, foco, saúde e também uma grande ferramenta para afastar crianças e adolescentes de situações de risco. O ‘Interno Moama Kids’ é uma iniciativa incrível que une esporte, inclusão social e solidariedade. É motivo de orgulho para o município apoiar ações assim”.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Semuc).
Além dos benefícios físicos, o jiu-jitsu contribui para o desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes, ensinando valores como respeito, perseverança, autocontrole e confiança. Para muitos dos jovens atendidos pelos projetos da equipe Moama, o esporte representa uma oportunidade de sonhar com um futuro diferente.
O público está convidado a prestigiar o evento e vibrar com o talento e a garra dos pequenos atletas que, apesar das dificuldades, demonstram força e superação dentro e fora do tatame.