
A Escola Municipal “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”, de João Neiva, será palco, no próximo dia 29 (terça-feira), da “Feira de Tecnologia no Campo”, evento marcante do "Programa Agrinho 2025" na instituição. A programação será realizada na quadra do próprio colégio, localizada na rua Negri Orestes, 398, Centro, e é aberta ao público, com entrada gratuita. Ela acontece das 9 às 11h e 13 às 16h30.
Desde maio os alunos do 6º ao 9º ano da escola participam do "Programa Agrinho", que neste ano tem como tema “Tecnologia que transforma o campo”. O objetivo é aproximar a comunidade escolar das inovações no meio rural, valorizar a agricultura familiar e inspirar os jovens a reconhecerem o campo como espaço de oportunidades. A iniciativa acontece em algumas instituições da rede municipal de João Neiva, envolvendo centenas de estudantes, com projetos e atividades ligadas à realidade local.
O trabalho está sendo desenvolvido pelos alunos na disciplina de língua portuguesa, sob a orientação da pedagoga Rozilene da Silva Cuzzuol.
O prefeito Paulo Sérgio Micula salienta que o evento reforça o papel da escola como elo entre conhecimento e desenvolvimento: “A agricultura familiar é um dos pilares da economia de João Neiva. Quando a escola promove eventos como essa feira ela conecta nossos jovens com o campo e com o futuro, incentivando o uso consciente da tecnologia para transformar a realidade rural”.
A feira contará com estandes, demonstrações práticas e apresentações de tecnologias voltadas para o desenvolvimento rural sustentável. Entre os temas abordados estão: nutrição animal, energia solar, produção de leite e beneficiamento do cacau — duas das principais cadeias produtivas do município.
O vice-prefeito Glauber Tonon destaca a importância do diálogo entre escola, produtores e instituições públicas: “Essa é uma excelente oportunidade para unir saberes, trocar experiências e mostrar que o campo pode, sim, ser um lugar de inovação, de negócios e de qualidade de vida. O protagonismo estudantil aliado à tecnologia faz toda a diferença”.
Objetivo da Feira
O principal propósito da "Feira de Tecnologia no Campo" é promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências que incentive a adoção de inovações tecnológicas no meio rural, fortalecendo a produção sustentável e gerando impacto socioeconômico positivo na comunidade escolar e regional.
Além disso, a iniciativa busca:
· Divulgar boas práticas aplicadas à produção de leite e cacau;
· Aproximar estudantes e produtores de soluções inovadoras (drones, energia solar, rações, etc.);
· Estimular o protagonismo estudantil, com projetos que fomentem o empreendedorismo;
· Fortalecer parcerias entre a escola, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), o Incaper e Cooperativas locais;
· Sensibilizar e incentivar para a importância da sustentabilidade e da geração de renda no campo através da agropecuária.
O evento é uma realização da Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e sua escola “Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro”, contando com o apoio do Incaper, Banco Sicoob, Sindicato Rural de Ibiraçu e João Neiva, Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e dos produtores rurais.
A secretária da Semed Rejiane Ebert de Aranti, ressaltou o caráter educativo e integrador da iniciativa: “O ‘Programa Agrinho’ estimula a aprendizagem científica e o desenvolvimento de habilidades para solucionar desafios, além de promover a conexão entre o campo e a cidade. A realização da feira será uma excelente oportunidade para ampliar as vivências de nossos alunos”.
A diretora da escola Lizaldete Viana de Souza, reforça o papel da instituição no fortalecimento da identidade rural: “Nosso compromisso é valorizar as raízes do campo e promover conhecimento que dialogue com a realidade dos nossos alunos. A feira é um reflexo do envolvimento de todos — professores, alunos, famílias e parceiros — na construção de um projeto de futuro para o meio rural”.
Programação do evento:
· 9h – Abertura oficial da Feira
· 11h30 às 13h – Intervalo para almoço
· 13h30 – Retorno das atividades
· 16h – Encerramento
Expositores confirmados:
· Demonstração de drones agrícolas – Aplicações em pulverização de precisão e mapeamento;
· Empresas de energia solar – Soluções de microgeração voltadas ao meio rural;
· Incaper – Assistência técnica e pesquisa aplicada;
· Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) – Programas de apoio ao produtor;
Expositores a confirmar:
· Purina – Nutrição animal com rações de alta performance para bovinos leiteiros;
· Produtores de queijo artesanal – Degustação e demonstração do processo de fabricação;
· Produtores de cacau – Etapas de fermentação, secagem e produção de derivados;
· Mariola e doces regionais – Aproveitamento de frutas locais;
· Cooperativa Bergamini – Linha de produtos agroindustriais;
· Projetos Leite (alunos do turno matutino da escola) – Maquetes, experimentos e oficinas interativas.
Sobre o “Programa Agrinho”
Desenvolvido em parceria com instituições educacionais e o setor agropecuário, o “Programa Agrinho” visa integrar educação, cidadania e desenvolvimento rural sustentável. Em João Neiva, ele está presente em todas as escolas da rede municipal, com ações voltadas à valorização do campo e ao estímulo ao protagonismo estudantil. O tema de 2025, “Tecnologia que transforma o campo”, convida escolas e comunidades a refletirem sobre as possibilidades de inovação no meio rural com responsabilidade e sustentabilidade.
A coordenadora municipal do “Programa Agrinho” Cláudia Rampinelli Pizza, ressalta que a iniciativa contribui com ações educativas para promover a cidadania dos estudantes e a sustentabilidade ambiental.
"Feira de Tecnologia no Campo"
Dia 29 de julho (terça-feira)
Escola Prof. Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro – Quadra da escola
A partir das 9h
Evento gratuito e aberto ao público
Venha conhecer de perto o que a nova geração está construindo para o futuro do campo em João Neiva!
